Goa mostra "Portugal moderno" até novembro

| País
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 29 set (Lusa) -- Música, cinema e gastronomia são algumas das iniciativas da Semana da Cultura Indo-Portuguesa a decorrer em Goa até novembro para "mostrar um Portugal moderno" e "manter a ligação ao país", disse à agência Lusa o cônsul Rui Carvalho Baceira.

"Queremos atrair as novas gerações de famílias ligadas a Portugal (...) e queremos mostrar à sociedade goesa que há um Portugal moderno, do século XXI. Com música, exposições e gastronomia queremos que Goa seja uma ponte entre Lisboa e Nova Deli", afirmou.

A oitava edição da semana cultural arrancou no domingo, com uma exposição de pintura do artista indiano Deviprasad Rao intitulada "Lisbon Calling", que esteve patente até quinta-feira.

"Esta exposição foi muito interessante porque retrata Lisboa e é um artista indiano que retrata Lisboa, e isto é um elemento muito interessante para este tipo de intercâmbios culturais e sessões artísticas", disse.

O cônsul Rui Carvalho Baceira explicou que Goa é um estado muito distinto em todo o território indiano, atendendo aos 500 anos da cultura e presença portuguesa.

"Apesar de a administração portuguesa já não estar em Goa desde 1961, há muitas famílias que estão ligadas cultural e linguisticamente ao nosso país. E nós tentamos fazer estas atividades todos os anos, para não deixar cair esta presença e, por outro lado, para manter a ligação destas famílias ao nosso país, que de facto mantêm um enorme interesse pela cultura portuguesa aos mais diversos níveis", adiantou.

Por questões logísticas, a "semana cultural" está dividida por várias datas, em iniciativas a decorrer nas cidades de Pangim e Margão.

Esta sexta-feira, 30 de setembro, vai decorrer o festival da canção portuguesa "Vem Cantar", apoiado pela Fundação Oriente e outras entidades, incluindo o consulado de Portugal.

Já em outubro, entre 06 e 09, vai realizar-se a oitava edição do festival de cinema lusófono, com seis filmes confirmados de Portugal: "Quatro de Copas"; "Voltados do Avesso"; "Florbela", "Inimigos sem Rosto", "Gelo" e "Cinzento e Negro".

Para novembro está agendada uma mostra de música e de gastronomia portuguesa, que conta com o 'chef' Fábio Bernardino. Segue-se um concurso de fado e, finalmente, um concurso de escrita de poesia em português.

A Semana da Cultura Indo-Portuguesa é uma iniciativa apoiada por entidades locais como os clubes associativos Vasco da Gama, Nacional e Harmonia, e a Indo-Portuguese Friendship Society, além do Consulado de Portugal, Fundação Oriente, e Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua.

FV // MP

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).