Parque empresarial de Viana está "praticamente esgotado" e vai ser ampliado

Parque empresarial de Viana está "praticamente esgotado" e vai ser ampliado
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Viana do Castelo vai avançar com a quinta fase do Parque Empresarial de Lanheses, atualmente com 35 hectares e que se encontra "praticamente esgotado", disse hoje à Lusa fonte municipal.

Constituído em 2001, aquele parque conta com 16 unidades fabris e empresas em funcionamento ou em condições de se instalarem naquela área.

Emprega atualmente cerca de 650 trabalhadores, nas várias unidades, mas os investimentos em curso ou previstos perspetivam a criação de mais 1.250 empregos.

Neste cenário, a autarquia aprovou esta semana a decisão de avançar com um estudo de impacte ambiental para ampliar aquele parque.

"O espaço tem sido alvo de grande procura por parte de empresas, estando o seu limite praticamente esgotado, pelo que foi deliberado avançar para uma quinta fase de loteamento", explicou fonte da Câmara de Viana do Castelo.

Gerido pela GestinViana, o parque conta, nas suas quatro fases já implementadas, com 45 lotes, podendo o alargamento chegar a mais 20 hectares, justificado pelo município com a procura de diversas empresas nacionais e internacionais.

"Esta quinta fase fica a dever-se à atração de inúmeros empreendimentos industriais, nomeadamente para o setor das energias renováveis, já que estão aqui situadas as principais infraestruturas do 'cluster' eólico da Enercon", sustenta ainda a fonte.

A multinacional norte-americana BorgWarner, do setor automóvel, é um dos grupos que está a ultimar a instalação neste parque. Através de um investimento superior a 25 milhões de euros, deverá empregar em Lanheses, depois de 2014, segundo fonte do próprio grupo, "pelo menos" 630 trabalhadores.

Em Viana do Castelo existe ainda a Zona Industrial de Neiva, em fase de expansão para a vizinha freguesia de Alvarães, e o Parque Empresarial da Praia Norte.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.