Petição que exige demissão de Blatter quadriplicou assinaturas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 31 out (Lusa) -- O número de assinaturas na petição pública que exige a demissão de Joseph Blatter da presidência da FIFA devido às declarações sobre Cristiano Ronaldo situava-se, às 12:00 de hoje, em quase 24.000.

Depois de quarta-feira, às 19:30, terem subscrito a petição cerca de 4.500 pessoas, hoje o número aumentou mais de quatro vezes, situando-se nos 23.879.

"O presidente da FIFA ofendeu Cristiano Ronaldo, o futebol português e os portugueses em geral. Por tudo isso, e tendo em conta que assumiu uma posição pública de favoritismo por um determinado jogador, colocando-o como preferido a vencer o título de Bola de Ouro, os portugueses, e outros indignados pelo mundo fora, assinam esta petição exigindo a demissão de Joseph Blatter", pode ler-se na apresentação da petição.

O texto da petição, segundo o qual a atitude do presidente da FIFA "demonstra bem a corrupção que paira no futebol mundial, na atribuição de organizações de grandes eventos e de prémios relevantes para a carreira de jogadores e treinadores", está desde hoje traduzido para inglês

Na página no Facebook Demissão de Joseph Blatter mais de 163.000 pessoas manifestaram o seu apoio à saída do suíço da presidência da FIFA.

Na quarta-feira, às 14:30, cerca de 60.000 pessoas tinha subscrito a página na rede social Facebook.

O presidente da FIFA, que entretanto pediu desculpas a Ronaldo e à comunidade do futebol português, assumiu, na passada sexta-feira, na Oxford Union Society, em Inglaterra, que a título pessoal prefere Messi a Cristiano Ronaldo, chegando mesmo a levantar-se e a tentar imitar o português.

"O outro [Cristiano Ronaldo] é como um comandante em campo", referiu o presidente da FIFA, enquanto simulava um soldado a marchar, e, perante os risos da plateia, acrescentou: "Um [Ronaldo] gasta mais em cabeleireiro do que o outro [Messi]".

AO (AMG) // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.