E o Óscar vai para: Passadiços de Arouca

| Norte
Porto Canal (MYT)

Os Passadiços do Paiva foram eleitos, no domingo passado, o projeto turístico mais inovador da Europa, na edição de 2016 dos World Travel Awards.

O percurso pedonal de Arouca, inaugurado em 2015, que conta com oito quilómetros nas margens do Rio Paiva, venceu, na noite do passado domingo, a categoria de Projeto de Desenvolvimento Turístico Líder na Europa, nos World Travel Awards, considerados os Óscars do Turismo a nível mundial.

Os premiados dos World Travel Awards, que teve a primeira edição em 1993 e que destaca os melhores projetos mundiais no âmbito do Turismo, surgiram de uma votação online que decorreu entre 7 de março e 17 de julho.

Em declarações à Lusa, Margarida Belém, vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca e responsável pela área do Turismo, sublinha que “este prémio é um reconhecimento mundial pelo trabalho que diariamente desenvolvemos no terreno - um trabalho coletivo que é do Município de Arouca, do Arouca Geopark e também de todos os ‘players’ turísticos locais”.

Na disputa pelo título desta categoria, o percurso pedonal de Arouca competiu com o resort de luxo “Costa Navarino”, na Grécia, e com o Teh20 - Trail de Bydgoszcz de Água, Indústria e Artesanato, na Polónia.

Confrontada com o facto de os passadiços já terem sido alvo de incêndios desde a sua abertura, tendo o último ocorrido no mês passado, a autarca responde que “continuamos a promover e a vender o nosso território apesar do impacto negativo do incêndio. Uma situação como essa também nos confere energia para reinventarmos o projeto e reconstruirmos o passadiço mais rapidamente, com a sua nova ponte suspensa”.

Este selo de qualidade obtido com o World Travel Award, confere, segundo a autarca do município de Arouca, maior visibilidade aos passadiços e, tem como objetivo elevar os standards do setor.

"O prémio que recebemos representa uma responsabilidade acrescida, obrigando a que continuemos com esta dinâmica de dar a conhecer os nossos recursos naturais", declarou Margarida Belém. "É também a motivação para continuarmos a trabalhar sempre mais e melhor, educando para preservar", acrescenta.

+ notícias: Norte

Idoso morre após ser atingido por uma árvore que estava a cortar

Um homem morreu este sábado quando foi atingido por uma árvore que estava a cortar, no concelho de Cantanhede, informaram à Lusa fontes da Proteção Civil e da GNR.

Homem de 34 anos morre ao cair de telhado de casa em Paços de Ferreira

Um homem de 34 anos morreu este sábado ao cair do telhado de uma casa em Paços de Ferreira, no distrito do Porto, adiantou fonte dos bombeiros locais.

Mirandelense acusado de 2689 crimes de pornografia de menores

O Ministério Público (MP) acusou um homem de obter e divulgar na internet vídeos de teor sexual com crianças entre 2023 e 2024, totalizando 2.869 crimes, adiantou a Procuradoria-Geral Regional do Porto.