Responsáveis por contratos lesivos para o Estado devem ser afastados- Passos Coelho

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 01 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje que os responsáveis por contratos lesivos para o Estado devem ser afastados dos cargos e impedidos de prover lugares públicos.

O chefe do executivo ressalvou que "o Governo não se pode substituir aos tribunais, mas há outro tipo de responsabilidades que são as gestionárias e essas têm de ser logo assumidas".

Passos Coelho passou a manhã em Bragança e não comentou aos jornalistas as notícias da imprensa nacional de hoje, que dão conta de que o Governo decidiu afastar os gestores públicos envolvidos na polémica dos contratos 'swap'.

Num discurso na cerimónia de entrega da obra da barragem de Veiguinhas, na Câmara Municipal, referiu-se, no entanto, aos "contratos que têm implicações financeiras pesadíssimas para todos os portugueses" e à responsabilidade de quem os aceitou.

"Quando dizemos que alguém que teve responsabilidade de gestão numa coisa que não correu bem, deve colocar o seu lugar à disposição e deve sair, não estamos com isto a dizer que ele tem responsabilidade cível ou penal ou de outra natureza, estamos a dizer que pessoas que puderam no âmbito das suas funções gestionárias imputar prejuízos que não são aceitáveis para o Estado não podem permanecer nas suas funções", afirmou.

Mas para Passos Coelho, "não pode ser só isto" e é preciso saber e responsabilizar também quem deu pareceres favoráveis a esses contratos.

"Houve muitas empresas que deram pareceres, muitos assessores financeiros que deram pareceres, aval a essas situações, que disseram: essas decisões foram muito bem tomadas, é preciso saber quem é que nessas empresas deu esses pareceres positivos, achou bem aquilo que hoje custa milhares de milhões de euros de custo potencial para o país", apontou.

O primeiro-ministro defendeu que "enquanto essa gente estiver a fazer pereceres e a assinar contas, essas empresas não sejam contratáveis pelos institutos públicos, pelas empresas públicas, pelo Estado".

Passos Coelho quer também saber "quem nos serviços públicos deveria ter estado atento à verificação destes contratos e achou que isto não tinha importância" para ser afastado de futuros concursos públicos para prover lugares de dirigentes.

"Não podemos prover concursos com pessoas que possam não ter sido zelosas das suas atribuições e competências por onde passaram, temos de ser exigentes", considerou.

HFI // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.