Dois atentados suicidas frustrados na Tunísia

| Economia
Porto Canal / Agências

Tunes, 30 out (Lusa) - O governo tunisino anunciou hoje que foi evitado hoje um atentado suicida, pouco antes de um outro bombista suicida se ter feito explodir numa praia deserta numa estância balnear.

O atentado que a polícia conseguiu impedir visava o mausoléu do antigo Presidente Habib Bourgiba, no centro da localidade de Monastir, 160 quilómetros a sul da capital, Tunes.

O porta-voz do Ministério do Interior, Mohamed Ali Laroui, indicou que "foi detido um jovem na posse de explosivos", precisando que o suspeito, de 18 anos, "tinha uma mala com uma bomba que ia detonar" junto ao mausoléu, um edifício imponente no centro de Monastir.

A detenção ocorreu pelas 10:00 locais (09:00 em Lisboa), pouco antes de outro ataque suicida se ter verificado em Sousse, uma zona balnear perto de Monastir.

O bombista suicida visava um hotel, mas foi detetado pela polícia e acabou por fugir para uma praia, onde detonou a bomba que transportava, sem fazer mais vítimas.

Ali Laroui afirmou que as unidades antiterrorismo tunisinas estavam à procura de um cúmplice e que já está em curso uma investigação para se conseguir entender o que aconteceu.

APN // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.