Estado terá de pagar juros a quem não receber IRS até às 00:00

Estado terá de pagar juros a quem não receber IRS até às 00:00
| Economia
Porto Canal (MYT)

A data limite para devolver o IRS está a acabar e os contribuintes que não receberem até às 00:00 terão direito a juros pagos pelo Estado.

Termina, esta quarta-feira, o prazo de devolução do IRS pago a mais pelos contribuintes. Se o Estado não efetuar o pagamento até às 00:00 terá de pagar juros diários de 4% ao ano ao contribuinte em questão.

O Governo garante que os casos são residuais mas há, ainda, quem não tenha nenhuma informação acerca do pagamento na página do Portal das Finanças.

Depois dos atrasos iniciais verificados através das queixas dos contribuintes com pagamento em atraso, o Governo garantiu, no início de agosto, que “mais de 99% das declarações de IRS” estavam a ser processadas dentro do prazo legal e que mais de 2.15 mil milhões de euros já tinham sido devolvidos. “ Faltam liquidar algumas declarações de maior complexidade” disse a tutela no dia 9 de agosto.

A Associação de Defesa do Consumidor, Deco, aconselha os contribuintes que não forem reembolsados até às 00:00 a apresentar uma exposição para apurar a situação, no e-balcão do Portal das Finanças.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.