S. João da Pesqueira prevê mais de 20 mil pessoas na Vindouro

| País
Porto Canal com Lusa

S. João da Pesqueira, Viseu, 31 ago (Lusa) - O presidente da Câmara de S. João da Pesqueira, José Tulha, disse hoje prever que passem mais de 20 mil pessoas pela Vindouro, atraídas pelos produtos endógenos, mas também pelos atrativos do Museu do Vinho.

"A Vindouro é uma iniciativa que serve para ajudar a dinamizar os produtos endógenos, nomeadamente o vinho e o azeite. Estimamos que seja visitada por 20 a 25 mil pessoas, que pretendam desfrutar destes produtos, mas também de toda a história ligada ao vinho e à terra, que o Museu do Vinho propõe", explicou à agência Lusa.

A 14.ª edição da Vindouro - Festa Pombalina decorre de sexta-feira a domingo no Museu do Vinho, em S. João da Pesqueira, o concelho que possui a maior área de vinha classificada como Património da Humanidade.

"O evento foi deslocalizado no ano passado para o Museu do Vinho, que tinha sido inaugurado em dezembro de 2014. Trata-se de um espaço que está apto a receber e a ajudar a divulgar os produtos de todos os produtores do concelho e da própria região", justificou.

Ao todo, serão 28 os produtores de vinho e azeite que marcarão presença no piso 0 do Museu do Vinho.

"Vamos ter uma tradicional lagarada, que é para os visitantes perceberem como se fazia e como ainda hoje se faz o vinho, fazendo a pisa a homens. Quem quiser pode participar nessa lagarada, de forma a perceber 'in loco' como se trabalha o vinho", descreveu.

Nos três dias haverá prova de vinhos, mas um dos maiores atrativos deste certame, que 'invade' as ruas da vila, é o mercado pombalino. Trata-se de uma recriação histórica que remete para o século XVIII e recupera a atmosfera de uma das figuras mais marcantes do Douro: Marquês de Pombal.

"O mercado pombalino é um dos pontos altos e faz uma homenagem ao Marquês de Pombal, que foi o primeiro grande impulsionador da Região do Douro", acrescentou.

O autarca de S. João da Pesqueira aludiu ainda ao jantar pombalino, que terá lugar no primeiro dia do certame, realizando-se ainda um desfile pombalino e um leilão de vinhos generosos.

"Como não podia deixar de ser, também a música marcará presença nos dias do evento", revelou o autarca, com Paulo de Carvalho, Patrícia Teixeira, US7, Banda Índice e vários dj a comporem a programação musical do fim de semana.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).