Mais de 16 mil já assinaram petição da DECO sobre telecomunicações

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 Out (Lusa) -- No primeiro dia, a petição online da associação de defesa do consumidor DECO para reduzir o tempo de fidelização nas telecomunicações reuniu mais de 16 mil assinaturas.

Pelas 00:45 de hoje, 16.442 pessoas já tinham assinado a petição, ultrapassando em mais de 12 mil o número necessário (quatro mil) para que o assunto tenha de ser discutido em plenário da Assembleia da República.

A petição ainda pode ser subscrita até ao próximo dia 6 de dezembro, mas a DECO vai entregá-la na Assembleia da República nos primeiros dias de janeiro, por razões ligadas à agenda do próprio parlamento, que interrompe a atividade nas férias do Natal.

O objetivo da petição é solicitar aos deputados que alterem a Lei das Comunicações Eletrónicas, reduzindo o período de fidelização de 24 meses nos serviços de telecomunicações e clarificando os critérios associados à rescisão antecipada do contrato e os encargos devidos pela denúncia contratual.

A DECO considera que os períodos de 24 meses de fidelização, que a lei das comunicações prevê, não têm justificação e, pelo contrário, impedem que haja um verdadeiro mercado, limitando o consumidor nas suas escolhas.

A associação considera ainda que 24 meses é um período "excessivo e desincentivador" da mudança de operador, penalizando os consumidores, não só porque impede novas e melhores ofertas, mas também porque não responde aos desafios da sociedade portuguesa atual.

LIL (VP) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).