Recolha de animais suspensa. Saúde pública em risco

| País
Porto Canal (AYQ)

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) decidiu que a recolha de cadáveres de bovinos, pequenos ruminantes e suínos em Portugal ficará suspensa até meio de setembro, quando o novo contrato entra em vigor. As associações Quercus e ZERO afirmam que esta situação é um risco para a saúde pública.

O contrato com a empresa que fazia a recolha dos animais mortos (Sistema Integrado de Recolha de Cadáveres de Animais - SIR-CA) terminou, deixando assim a responsabilidade da recolha aos proprietários ou donos de explorações agrícolas. O aviso foi feito pela DGAV e incluiu indicações de como realizar o procedimento.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.