Universidade de Vila Real atribui doutoramento honoris causa a Valente de Oliveira

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 01 jun (Lusa) -- O antigo ministro Valente de Oliveira recebe a 14 de junho, em Vila Real, o doutoramento honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), anunciou hoje a academia transmontana.

O reitor da UTAD, Carlos Sequeira, disse à agência Lusa que a academia transmontana quer homenagear o homem que, "contra todos e contra o poder instalado", apostou numa universidade nova e do interior.

Valente de Oliveira foi responsável pela preparação e pela negociação, junto do Banco Mundial, do Programa de Desenvolvimento Integrado de Trás-os-Montes e Alto Douro e, posteriormente, pela sua execução.

"Contra o poder instalado, trouxe para a UTAD o plano de desenvolvimento, que é um conjunto de projetos relacionados com os solos agrícolas, raças autóctones ou a recuperação das castas do Douro. Hoje, toda a zona do Douro e Trás-os-Montes deve muito a esse projeto", afirmou Carlos Sequeira.

O reitor salientou o "forte reconhecimento" a Luís Valente de Oliveira por "ter apostado numa universidade enquanto polo de desenvolvimento".

Valente de Oliveira foi ministro do Planeamento e Administração do Território entre 1985 e 1995 e, entre 2002 a 2003, foi ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.

Enquanto ministro, sugeriu, no início dos anos 1990, a criação de um eixo urbano, articulando as cidades de Vila Real, do Peso da Régua e de Lamego. Uma ideia que resultou na criação da Douro Alliance, um projeto que atualmente junta as três cidades durienses.

Valente de Oliveira passou ainda pela presidência da Comissão de Coordenação da Região do Norte (CCDR-N) em 1985 e foi fundador e primeiro presidente eleito da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da União Europeia.

Natural de São João da Madeira, onde nasceu em 1937, é doutorado em engenharia civil pela Universidade do Porto e tem um amplo currículo ligado ao desenvolvimento regional e planeamento de transportes.

Atualmente, é presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música e Coordenador Europeu das Autoestradas do Mar.

A cerimónia de entrega do doutoramento honoris causa decorre no dia 14 de junho, no campus da UTAD, em Vila Real.

PLI // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.