Entrada de refugiados na Hungria barrada por mais um muro

Entrada de refugiados na Hungria barrada por mais um muro
| Mundo
Porto Canal (AYQ)

A Hungria vai construir mais um muro para impedir a entrada de refugiados. O primeiro-ministro húngaro pensa ser um ótimo sistema de defesa, já a presidente do Conselho Português para os Refugiados assume o ato como grave e preocupante.

De acordo com informações divulgadas pela TSF, O primeiro-ministro húngaro, Vítor Orban, admite que o novo muro vai ser um poderoso sistema de defesa. O primeiro muro, construído no verão passado, foi, segundo o chefe do Governo de Budapeste, feito à pressa. O chefe do Governo admite que o país tem que se defender contra a possibilidade de a Turquia mudar de política na questão dos refugiados.

A presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito Morais, em declarações à TSF, considera que "a fortaleza europeia não vai resolver o problema dos migrantes”, tratando-se de um sinal grave e preocupante. "É uma medida negativa, porque a construção de muros não vai resolver o problema das migrações forçadas e da necessidade que os refugiados têm de receber proteção internacional. É um sinal de que a Europa não está unida numa politica de asilo”.

Esta sexta-feira, em Varsóvia, o primeiro-ministro da Hungria e outros chefes de Governo europeus estarão reunidos com a chanceler alemã, Angela Merkel.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.