Viseu em festa durante 24 horas no dia 01 de junho

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 06 mai (Lusa) -- O centro da cidade de Viseu vai estar em festa durante as 24 horas do dia 01 de junho, com seis espetáculos de várias artes performativas a animarem largos e praças e a convidarem à redescoberta do território.

"Viseu a 01 do 06" é o nome da iniciativa hoje apresentada em conferência de imprensa. Será "o arranque de um projeto maior de intervenção artística" que durará um ano e culminará com um "grande festival", a realizar de 29 de maio a 01 junho de 2014, disse o diretor do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro.

A primeira experiência a ser proporcionada neste dia de festa será "Esta cidade é minha e eu quero viver nela".

"A equipe artística do Teatro do Vestido vem para Viseu em residência artística e, com a Sónia Barbosa, vão organizar uma espécie de visita guiada", explicou Paulo Ribeiro, acrescentando que os participantes, organizados em grupos, vão redescobrir a cidade.

A Praça da República acolherá, ao longo do dia, "Uma carta coreográfica", de Madalena Victorino, que já está em criação e que nasce de uma exposição que retrata o olhar da coreógrafa "sobre o corpo, o movimento e a dança".

Paulo Ribeiro avançou que estarão envolvidos "dez artistas de Viseu na criação de narrativas, sejam elas na área da fotografia, da escrita ou da música, a partir dos painéis que a Madalena sugere".

À tarde, a companhia PIA -- Projectos de Intervenção Artística, "através do teatro físico, em andas e do recurso à máscara", transformará o Parque Aquilino Ribeiro "num fascinante mundo novo de enorme poesia visual".

Depois, na Praça D. Duarte, a companhia francesa Les Blues de Travail apresentará "Le voyage de noces", que, segundo Paulo Ribeiro, consiste num "passeio turbulento e hilariante protagonizado por um casal atípico, um cão embalsamado e um Fiat 500 caprichoso".

À noite, o Adro da Sé acolherá "Uma linha no céu...lembrando João Torto", com Olivier Roustan, "um francês que é uma referência do funambulismo internacional".

Paulo Ribeiro contou que Olivier Roustan fará a travessia entre a Igreja da Misericórdia e a Sé em cima de uma corda, ao som de um repertório tocado pela Banda Filarmónica de Ribafeita e por alguns músicos do Conservatório Regional de Música de Viseu, orientados pelos Drumming.

O dia de festa acabará com a "Orquestra todos", um projeto nascido em Lisboa e que apresenta "músicos fantásticos de origens diferentes, com instrumentos clássicos e outros que eles inventaram", acrescentou.

O diretor do Teatro Viriato explicou que, depois deste dia de festa, o projeto irá "extravasar para concelhos vizinhos", criando "projetos com as comunidades, baseados na relação com os materiais, com as problemáticas e com os imaginários resgatados da região", e serão convidadas "companhias nacionais e estrangeiras para transformar espaço público deste território em cenário para os seus espetáculos".

Este projeto "pretende afirmar-se como uma marca distintiva e contagiante, com evidente impacto na promoção da região", e convida à participação "os habitantes da cidade, de todas as idades e quadrantes, assim como comerciantes, agentes turísticos e o tecido empresarial local, para que se transforme numa enorme experiência de qualidade cultural e contemporânea", frisou.

O "Viseu a 01 do 06" é um projeto que envolve cerca de 300 mil euros e foi candidatado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, presidida por Carlos Marta, ao Programa Operacional Regional do Centro.

Carlos Marta explicou que a CIM vai dar a comparticipação nacional do projeto -- 20%, cerca de 60 mil euros -- porque os 14 municípios que a integram, "num trabalho de rede e de grande cooperação, perceberam que era importante este financiamento", para mostrar as potencialidades da região e "o talento, a criatividade e a inovação" dos seus artistas.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).