Covid-19: "Não há ainda um estudo que permita inequivocamente dizer se podemos ser contaminados através do contacto com as superfícies levando depois as mãos à boca e ao nariz"

Celso Cunha, professor universitário, diz que "não há ainda um estudo que permita inequivocamente dizer se podemos ser contaminados através do contacto com as superfícies levando depois as mãos à boca e ao nariz". O professor recorda ainda que "a OMS lembra que já foram feitas várias investigações sobre a viabilidade do vírus em várias superfícies e variaram entre algumas horas no cobre e dias noutras superfícies, como por exemplo as máscaras. Contudo, os testes foram feitos em ambiente laboratorial e em condições onde não havia práticas de limpeza e desinfeção normais".

Celso Cunha alerta também que "devemos continuar a não descurar as medidas de higiene habituais, nomeadamente a lavagem das mãos com agua e sabão que é a medida mais eficaz de prevenção da infeção contra este vírus, para além do uso de máscara e da manutenção de distancia de segurança".