“Insultos do Rafa? Estou para ver o que vai fazer o Conselho de Disciplina”, declara José Cruz

No programa Universo Porto da Bancada, José Cruz abordou o episódio dos insultos de Rafa no recente jogo que colocou frente a frente Gil Vicente e Benfica.

“Tiveram o cuidado de me fazer chegar as imagens das palavras de Rafa ao árbitro da partida, João Pinheiro. Parece-me, pela linguagem, pela leitura labial, ele a dizer és muito mau, és muito mau, tem também um palavrão no início. Isto parece-me claro, os insultos aconteceram”, apontou o comentador do Porto Canal.

Para José Cruz estas são situações recorrentes e compreensíveis no desporto rei. “O futebol é feito de emoções, e às vezes no calor da luta, os jogadores cansados, a adrenalina no topo, é normal que surjam estes palavrões. Isto depende dos árbitros não terem ouvidos virgens, estarem habituados, saberem compreender o momento.”, considera.

No entanto, o comentador realça que o mesmo princípio e regras devem ser aplicados a todos os jogadores e clubes.

“Mas há uma questão, tem de ser assim com critérios uniformes, para todos os jogadores e para todos os clubes. O mesmo critério, que é o que não se passa. O Rafa tem o manto sagrado, como eles dizem, e pode dizer isto ao árbitro João Pinheiro, e o VAR também viu e ouviu, e não interveio. Eu para ser sincero acho que estes casos, se houver o mesmo critério, podem passar, isto não vai interferir com a envolvência da bancada, e portanto para mim ouvidos que não sejam virgens, se forem assim para todos os jogadores e todos clubes, por mim tudo bem.”, afirma José Cruz.

“Já agora eu estou para ver o que vai fazer o Conselho de Disciplina. Porque isto é público, isto viu-se. E esse mesmo CD já puniu e de forma exemplar dirigentes, jogadores e treinadores por dizerem exatamente a mesma coisa”, realçou Cruz esta terça-feira no programa do Porto Canal.