Pedro Ponte e Sousa não vê Feijóo no governo espanhol: "Esta investidura vai cair"

Pedro Ponte e Sousa considera certo que a investidura de Alberto Núñez Feijóo vai cair. O comentador do Porto Canal sublinha que o PP não consegue formar maioria, uma vez que apenas garante 72 lugares e está afastada a hipótese de mudar a posição dos outros partidos.

Pedro Ponte e Sousa explica, por isso, que o cenário mais provável é o Rei voltar a indicar, desta vez, o segundo candidato mais votado, Pedro Sánchez do PSOE.

Contudo, o investigador do Instituto Português de Relações Internacionais relembra que o PSOE também ainda não fechou o acordo com o Juntos Pela Catalunha e, como tal, não afasta totalmente o cenário de novas eleições.

O comentador do Porto Canal explica que Feijóo vai tentar demonstrar estabilidade e capacidade para celebrar acordos, tentando capatilizar através da dificuldade do PSOE em, para já, formar governo.

Quanto às lições a retirar para a política portuguesa, Pedro Ponte e Sousa afirma que os desafios passam por perceber, à direita, de que forma o PSD poderá incluir partidos como o Chega numa eventual governação, e, à esquerda, como poderia o PS aliar-se ao BE e ao PCP.

O comentador do Porto Canal considera ainda que a Europa não possui receios quanto à capacidade de Espanha em formar governo e sublinha que a grande preocupação seria a inclusão do partido de extrema-direita Vox no seio governativo.