A nova era Windows: o que muda com a chegada do novo sistema operativo Windows 11

Anunciado a 24 de junho, o Windows 11 é a nova edição do sistema operativo da Microsoft e marca a entrada de uma nova geração Windows focada na compatibilidade e no universo mobile. Dentro das novidades já confirmadas, o novo sistema operativo conta com uma série de alterações interessantes, sendo as seguintes algumas das principais:

Interface renovada. Apresentação de um design minimalista no qual, pela primeira vez, o Windows move o menu Iniciar e a barra de tarefas para o centro.

Aplicações Android. As aplicações Android disponíveis na Amazon AppStore vão ser integradas ao Windows 11, podendo ser instaladas a partir da Microsoft Store e usadas da mesma forma, como se estivessem num dispositivo Android.

Widgets. Destaque novamente para os widgets que já estavam disponíveis desde o Windows Vista, mas que foram perdendo a relevância. Os widgets são pequenas aplicações que fornecem informações instantâneas sobre notícias, previsão do tempo, resultados desportivos, ações ou ferramentas de produtividade. A nova gama de opções mais atuais será certamente uma novidade desejada por muitos.

Ambientes virtuais. Com a opção de usar vários ambientes virtuais de forma semelhante ao sistema operativo da MacOs, o Windows 11 permitirá configurar desktops virtuais, sendo possível transitar rapidamente entre cada ambiente de trabalho – sejam ambientes para uso pessoal, profissional, académico ou de entretenimento.

Integração do Microsoft Teams. A ferramenta passará a estar incluída no computador, contando com uma melhoria de apresentação e performance.

Além dos pontos acima mencionados, o Windows 11 vai contar também com controlos afinados pensados para optimizar as ferramentas de produtividade atuais. O Snap Groups e Snap Layouts serão funcionalidades de estreia, com vista a facilitar a troca de tarefas e ambientes de trabalho de forma instantânea.

O foco no entretenimento como estratégia da Microsoft

A experiência de entretenimento foi sempre o ponto alto dos sistemas operativos da Microsoft e é com a integração Android que a empresa quer levar a experiência ao próximo nível. Isto porque nesta altura o mercado de tablets e smartphones é dominado pelo sistema Android devido à facilidade de integração de aplicações, código fonte aberto e popularidade na indústria do entretenimento.

Ainda que as plataformas de streaming mais conhecidas, como Netflix, HBO e Spotify, funcionem em diversos sistemas operativos, por norma, as mesmas aplicações no sistema Android costumam ter mais funcionalidades e receber mais atualizações quando comparado com outros, algo que ocorre devido ao potencial do sistema operativo. O mesmo acontece em jogos, e é aqui que o Windows 11 vai partilhar funcionalidades da Xbox para proporcionar uma experiência de jogo melhor e mais fluida dentro do próprio sistema operativo. Também é o caso dos jogos online, visto que o entretenimento fornecido pelos melhores casinos online, por exemplo, requer uma qualidade de streaming alta para as modalidades ao vivo, que vão beneficiar, portanto, do desempenho do novo sistema operativo. Assim sendo, esta integração do Android no Windows irá permitir a entrada de novas plataformas e aplicações antes não listadas na loja online da Microsoft.

O leque de novidades confirmadas para a nova versão do sistema operativo revela a necessidade de direcionar o sistema operativo para uso em qualquer dispositivo, especialmente com os ambientes mobile a ter cada vez mais significado no dia a dia. A integração de aplicações Android é a reunião de forças para garantir que a Microsoft continue a liderar como o sistema operativo mais usado no mundo. O avanço do sistema operativo da Google ChromeOS ultrapassou a Apple em 2020, tornando-se o maior competidor até ao momento.

Os utilizadores que tenham a licença do Windows 10 poderão fazer o upgrade para a nova versão sem qualquer custo. A Microsoft recomenda verificar primeiro a página de atualização do Windows 11 para saber se o computador atual cumpre todos os requisitos para efetuar a mudança de versão.

Esta chegada marca também a passagem do Windows 10 ao 11 com um intervalo de 6 anos entre os dois sistemas operativos. Para quem quiser manter a versão atual ou não conseguir atualizar por motivos de requisitos, a Microsoft também garante suporte e funcionamento normal de atualizações para o Windows 10 até 2025.

sobre o Porto Canal contactos política de privacidade
© 2025 Porto Canal - todos os direitos reservados.