Mercado imobiliário: tempos de mudança

Após enfrentar um período de crise entre 2015 e 2017, o mercado imobiliário dava sinais de recuperação em 2019. Contudo, a chegada da pandemia colocou o setor mais frágil e obrigou a uma mudança de planos. Através da utilização de recursos digitais no mercado imobiliário verificaram-se grandes vantagens e ganhos em todas as vertentes do setor.

O ano de 2022 tem sobrevivido a muitos confrontos. Acontecimentos que marcaram os anos anteriores afetam o presente, desde o combate a uma pandemia e um conflito internacional que se juntou no início deste ano.

A guerra de Putin contra a Ucrânia já causou milhares de mortes, mas também graves prejuízos económicos a nível mundial. A moeda russa perdeu metade do valor e a inflação disparou a níveis nunca antes vistos. “Várias empresas internacionais abandonaram o país e a economia russa diminui, pelo menos, 15% este ano”.

Tal como era de esperar, Portugal e o resto do mundo têm sofrido com algumas dessas consequências. Com a elevada inflação, vários são os produtos onde os preços disparam semana após semana e o setor do imobiliário não é exceção.

Com a elevada inflação, o aumento do preço das casas e a subida dos custos no crédito habitação devido aos novos prazos consoante a idade e o aumento dos juros relativos às taxas Euribor, os portugueses verificaram os seus salários diminuídos. Sendo assim, este cenário negativo poderá vir a afetar a procura de habitação em Portugal e fazer com os preços das casas diminuam.

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Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística, os preços das casas subiram 12,9% no primeiro trimestre de 2022, sendo que foi o aumento mais expressivo desde 2010.

Além disso, as taxas Euribor contabilizam aumentos constantes subindo as taxas de juro dos empréstimos das casas e, por consequência, as prestações a pagar aos bancos.

No entanto, uma das características positivas de Portugal é o facto de ter “excelentes condições para atrair investidores estrangeiros”... … A CEO da Remax, Beatriz Rubio, referiu que os investidores estrangeiros vêm Portugal como uma opção segura de investimento em imobiliário.

Mercado imobiliário no Norte

Segundo um estudo da Câmara Municipal do Porto que reconhece as características da procura e da oferta desde 2018, aproximadamente metade da oferta, cerca de 47%, de empreendimentos novos para venda localizam-se nas freguesias do Centro Histórico do Porto salientando assim o potencial que o centro do Porto tem na captação de investimento imobiliário.

Com o impacto negativo da pandemia no mercado imobiliário destacou-se uma “ligeira quebra na ordem dos 10% em termos de vendas efetivadas e uma redução entre 5-7% nos preços contratualizados”, tal como refere o estudo da CM do Porto.

Já nos últimos anos, tem se verificado uma dispersão da oferta de imóveis reabilitados na periferia da cidade. Aliado a isso, está cada vez mais evidenciado a necessidade de se investir em práticas mais sustentáveis, sendo o mercado residencial no Porto exemplo dessa necessidade.

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Setor imobiliário a Norte

Tendo em conta toda a oferta e diversidade do mercado, existe também a necessidade de se investir em consultores imobiliários que orientem os potenciais compradores e, para isso, é necessária uma equipa que invista em formações e no bem-estar dos seus consultores.

Exemplo disso é a Grupo Re/max Dragão que diariamente se dedica a ampliar a sua rede de consultores imobiliários formados e prontos para enfrentar um mercado em constante movimento.

Ainda mais importante são as vantagens que se oferecem a um consultor imobiliário. Desde a possibilidade na flexibilidade de horários à satisfação pessoal, acresce o facto da inexistência de um limite de vencimento. De acordo com aquilo que for o seu trabalho pode ainda acrescentar as comissões.

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Somando estas características, há que salientar um fator que foi essencial no ramo imobiliário – os recursos digitais.

A pandemia trouxe vários aspetos negativos, mas a nível do digital fez despertar o seu melhor lado.

Cúmplices no negócio, o digital e o mercado imobiliário, proporcionaram ganhos em todas as vertentes, tanto a nível do consultor imobiliário como o próprio potencial comprador.

Impediu a paragem da circulação do mercado através da possibilidade do teletrabalho e, a nível do cliente, possibilitou as visitas online.

“Uma coisa é certa: a utilização dos recursos digitais no mercado imobiliário trouxe ganhos” e na visão de todos é uma relação que é para manter, sem voltar atrás.

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