É frequente que períodos marcantes da história sejam retratados em diferentes formatos, como filmes ou jogos. Esta é uma das formas pelas quais tomamos conhecimento dos eventos do passado, mesmo que por vezes a sua replicação não seja totalmente fidedigna.
A indústria do entretenimento recicla frequentemente vários formatos que retratam períodos históricos que são, geralmente, formatos que atraem grandes públicos. É comum conhecermos um livro que se transformou num filme, a personagem principal de um filme que passou a ser a personagem principal de um jogo, etc. Isto acontece de forma tão natural pela indústria que muitas vezes alguns pormenores nem sempre são 100% fiéis à história, mas nem nos apercebemos.
Mesmo que baseados em acontecimentos parcialmente fictícios, livros, jogos ou filmes sobre acontecimentos históricos atraem, por norma, mais público, pois acrescentam o ingrediente de realidade e de pertença que agrada o público.
Ao se retratar grandes guerras ou eras importantes na história, como a dos Vikings, dos piratas ou dos grandes impérios, as empresas responsáveis por desenvolverem os filmes ou jogos optam por acrescentar efeitos que tornam toda a experiência mais imersiva. Elas recorrem a efeitos sonoros ou gráficos que prendem a atenção do espetador ou jogador numa experiência geralmente mais emocionante e divertida que em outras categorias de filmes ou jogos.
Em baixo, damos-lhe dois exemplos de eventos históricos transformados em diferentes formatos e que se revelaram verdadeiros sucessos entre o público.
Era relativa aos séculos VIII e XI que se refere aos povos de origem germânica que habitaram a Escandinávia e que ficou conhecida pelas expedições marítimas pelas várias partes da Europa. Os Vikings possuíam uma religião fortemente ligada à magia e acreditavam em mais de um deus, sendo Odin e Thor os mais populares.
As características relacionadas com os Vikings servem de ótima base para a indústria do entretenimento, que se apropria da atmosfera da época para criar produtos nela embasados. Exemplos são a popular série Vikings, disponível na plataforma de streaming Netflix e que retrata exatamente a saga dos navegadores nórdicos, e games igualmente populares, como Vikings: War of Clans, um dos jogos de guerra disponíveis em multiplataformas e que permitem aos jogadores se sentirem verdadeiros guerreiros nórdicos.
Historicamente, a era dos piratas decorreu entre os séculos XVI e XVIII, a época de ouro da navegação europeia. Ainda que tenham sido praticamente extintos em 1856, os piratas ficarão para sempre imortalizados nas telas de cinema e nos diversos jogos sobre o tema.
Um dos melhores exemplos é a série de filmes Piratas das Caraíbas, baseada na diversão com o mesmo nome do parque temático da Walt Disney. A série revelou-se um verdadeiro sucesso de bilheteira, com a crítica a classificá-la como a décima primeira franquia de maior bilheteira de sempre.
Também no setor dos jogos, o jogo multiplataforma Pirates: Tides of Fortune tem tido bastante sucesso exatamente por se tratar de um jogo de estratégia, em que os jogadores se fazem ao mar alto e tentam reivindicar o título de capitão pirata. Uma experiência de jogo imersiva para uma das épocas mais marcantes da história.
Existem muitos mais períodos históricos que poderiam servir de exemplo, como as guerras mundiais ou todo o período clássico da Grécia, com a cidade de Esparta como palco principal. No entanto, os dois exemplos acima são, talvez, os que mais têm servido de inspiração para filmes e jogos.