Vila Nova de Gaia com rastreios para doença pulmonar que afeta fortemente a região Norte

Uma oportunidade para avaliar a saúde pulmonar, através de rastreios, chega a Vila Nova de Gaia nos próximos dias 19 e 20 de novembro. Nesses dias, para assinalar o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (19 de novembro), a campanha "DPOC: Mais Ar Para Viver" irá disponibilizar rastreios respiratórios no ArrábidaShopping, uma ação focada no diagnóstico precoce desta doença.

A escolha da região para esta iniciativa não é um acaso. O Norte de Portugal tem registado a mais alta prevalência de DPOC no país, com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte a reportar uma taxa de 2,57% em 2021. A doença, que danifica os pulmões e diminui progressivamente a capacidade respiratória, é a quinta principal causa de morte em Portugal. No entanto, um estudo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia revelou que mais de 70% dos portugueses nunca ouviram falar dela.

Para materializar o impacto desta doença, uma escultura de balões em forma de pulmão que simboliza a perda da capacidade pulmonar irá estar exposta durante dois dias no corredor do piso 0 do ArrábidaShopping. A grande novidade desta edição é a realização de rastreios através de espirometrias — um teste simples e rápido que mede a capacidade pulmonar — com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão.

A DPOC é uma condição irreversível e progressiva e a 5ª causa de morte em Portugal. A cada crise, a função pulmonar do doente diminui, transformando tarefas simples numa luta constante. Embora não tenha cura, o diagnóstico atempado é a ferramenta mais poderosa para travar este ciclo, permitindo iniciar tratamentos que abrandam a progressão, controlam os sintomas e preservam a qualidade de vida.

Num país onde 1 em cada 7 cidadãos com mais de 40 anos sofre de DPOC o acesso a diagnósticos como a espirometria é ainda limitado, esta campanha representa uma oportunidade concreta para a população de Vila Nova de Gaia e arredores avaliar a sua saúde pulmonar.

A iniciativa é da Sanofi e conta com o apoio da Associação Respira, da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP), da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Visite-nos nos dias 19 e 20 de novembro, no corredor do piso 0 do

ArrábidaShopping e saiba mais sobre a DPOC e a campanha “DPOC: Mais Ar Para Viver”.

 

mrec

sobre o Porto Canal contactos política de privacidade
© 2025 Porto Canal - todos os direitos reservados.