Num mundo cada vez mais desenvolvido e preocupado com as questões ambientais as cidades sustentáveis estão cada vez mais em transformação.
Uma cidade sustentável deve ter em conta alguns elementos essenciais, nomeadamente a responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural. Com as diferentes alternativas de mobilidade é possível reduzir o congestionamento urbano, o consumo de combustível assim como as emissões de poluentes associadas. Sendo assim, mobilizar uma cidade está cada vez mais na génese dos habitantes. O aluguer de viaturas elétricas, a utilização de transportes públicos, andar a pé e de bicicleta podem ser várias opções que contribuem rumo a uma cidade mais sustentável.
Hoje em dia, as cidades sustentáveis são associadas ao facto de termos de evitar o esgotamento do meio ambiente, garantindo uma melhor vivência para gerações futuras. Inclusive, num relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), Portugal já foi colocado dentro dos 30 países mais sustentáveis do mundo.
Atualmente, ao ser sustentável poderá trazer inúmeros incentivos, nomeadamente o European Green Leaf Award, que reconhece o compromisso com os melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos.
A European Green Leaf Network é uma rede que inclui os vencedores europeus anteriores e atuais e ainda aqueles selecionados para o prémio que visa oferecer aos seus membros a oportunidade de colaborar, trocar ideias e experiências com colegas de outras administrações municipais.
Este projeto tem como principal objetivo incentivar as cidades a desenvolver a consciência ambiental e o envolvimento dos cidadãos e pretende identificar cidades capazes de atuar como um ‘embaixador verde’.
Valongo, cidade portuguesa, insere-se cada vez mais na ótica de uma cidade sustentável e, por isso, é uma das 6 cidades finalistas a ‘embaixador verde’.
O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, afirma que está muito orgulhoso por ser finalista deste importante galardão. O autarca acrescenta ainda que a participação neste concurso irá permitir “integrar mais uma rede de partilha de conhecimento e experiências” e trará inúmeras vantagens, nomeadamente “para o Parque das Serras do Porto, uma autêntica infraestrutura verde metropolitana que Valongo integra juntamente com os concelhos de Gondomar e Paredes”.
O vencedor será revelado no dia 9 setembro, na Finlândia, na cidade de Lahti, vencedora do European Green Capital 2021. O município vencedor vai receber um prémio financeiro no valor de 200.000€ para aplicar em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental.