10 conselhos para saber comprar, poupar e receber de volta
Nascida originalmente do engenho dos grandes retalhistas americanos de modo a escoar os stocks acumulados e libertar espaço para a chegada dos produtos e novidades do Natal, a Black Friday galgou as fronteiras dos Estados Unidos da América e globalizou-se.
Portugal não foi exceção e cada edição da Black Friday leva milhares de portugueses às lojas em busca das centenas de produtos em promoção. Neste domínio, em 2018, o nosso país ficou em 9º lugar em gastos médios por consumidor com 179 euros.
Apesar da pandemia e das várias regras sanitárias impostas a agentes económicos e clientes, a Black Friday irá realizar-se na mesma, mas com um particular enfoque nas compras online, um canal de vendas que tem assistido a um grande crescimento em 2020, sendo, de acordo com um estudo sobre comércio online, marcas e consumidores estão com expectativas contrárias.
O evento deste ano ocorrerá a 27 de novembro e, quer seja em loja física ou online, a campanha promocional exigirá dos consumidores a adoção de estratégias que lhes permitam comprar bem e poupar de permeio. Eis algumas delas:
Antes de se atirar de cabeça na piscina de saldos e promoções, é importante que faça uma lista com aquilo de que realmente necessita de comprar. Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para antecipar a compra das prendas de Natal, mas isso pode levá-los a perder a noção dos gastos. Por isso, é importante impor um limite financeiro ao quanto pode despender.
As suas necessidades podem não bater certo com os produtos que estarão em promoção. Procure obter este tipo de informação assinando as newsletters das lojas que mais lhe interessam, ou seguindo-as nas redes sociais.
Se a sua opção recair em comprar online, o melhor a fazer é registar-se como utilizador antes da chegada da Black Friday. A grande afluência a estes websites em dias de promoções pode dificultar o processo de compra, tornando-o mais lento.
Algumas lojas propõem-se a igualar os preços mais baixos do mercado caso os consumidores lhes apresentem provas da prática de preços mais baixos, nos mesmos produtos, por outras lojas. Verifique se alguma loja anuncia este tipo de campanha, pois poderá permitir-lhe fazer boa parte das compras num só lugar.
Avalie a relação entre o preço e o desconto praticado. Lembre-se de que nem todos os descontos anunciados na Black Friday são realmente vantajosos. Comece a sua pesquisa dos produtos que pretende adquirir e uma análise aos preços com alguma antecedência, para que possa conferir a veracidade dos descontos aplicados durante a campanha da Black Friday.
Para a pesquisa de preços dos produtos, utilize um comparador de preços/artigos, existem vários disponíveis na internet.
Mais do que em anos anteriores, planear o roteiro das compras reveste-se de importância decisiva este ano. As apertadas regras de entrada e as expectáveis filas à porta das lojas serão um problema a tornear. Por isso, quanto mais cedo chegar a uma loja melhor. Caso não conheça um espaço comercial pode verificar online o mapa das lojas e do parque de estacionamento para desenhar o trajeto mais rápido até às suas compras.
O e-commerce está em grande expansão por todo o mundo. Sem filas e a partir de virtualmente qualquer localização, desde que possua um smartphone com acesso à Internet, pode comprar online os produtos em promoção uma vez que muitas das ofertas e descontos são exclusivos neste canal. Aliás, na segunda-feira a seguir à Black Friday é a Cyber Monday, com promoções direcionadas às compras online.
Comprar online permite-lhe, igualmente, poupar tempo e dinheiro nas deslocações.
Apesar de todos os limites de dinheiro a gastar que pode impor a si próprio e das promoções saborosas, o dinheiro vai sempre acabar por sair do seu bolso. Sabia que ao utilizar um cartão de crédito com cashback nas suas compras de Black Friday uma percentagem do que gastar ser-lhe-á devolvido?
É verdade, o cashback, devolução em português, permite-lhe receber uma percentagem do que gastou no mês seguinte. O valor a receber depende sempre de uma percentagem pré-estabelecida pelo banco ou pela instituição financeira que emitiu o cartão. Esta percentagem varia normalmente entre 1% e 3%.
Por exemplo, os valores de cashback do cartão ATITUDE UNIBANCO podem oscilar entre os 20 euros mensais para um montante de compras ou adiantamento de numerário a crédito igual ou superior a 500 euros e os 5 euros mensais para um valor entre 100 e 299 euros em compras e adiantamentos.
Este cartão de crédito sem anuidade é, igualmente, extremamente útil nas compras online, uma vez que a maior parte das lojas online só aceita este tipo de pagamento. Mundo digital que também entra em campo na altura de fazer o cartão de crédito, uma vez que com o processo de digitalização em curso no Unibanco permite pode aderir a este cartão de crédito online.
Para além destas vantagens, o cartão Atitude Unibanco permite ainda fracionar os pagamentos em 3x sem juros (acima dos 300€) e dão-lhe acesso entre 20 a 50 dias de crédito sem juros.
De modo a evitar comprar gato por lebre, deve informar-se em pormenor sobre os produtos em promoção, pois podem não corresponder ao que espera deles. A avaliação online feita pelos consumidores pode ser de extrema utilidade neste exercício.
Fique atento aos prazos de troca e devolução. Algumas lojas permitem que os artigos comprados na Black Friday sejam trocados até janeiro, mas outras não são tão tolerantes.
As promoções podem ser muito sedutoras, mas tenha em mente que comprar roupa interior, maquilhagem, perfumes e cremes por impulso pode sair-lhe caro na hora de trocar, uma vez que os comerciantes destes produtos costumam proibir a troca destes artigos.
As redes sociais são uma moeda de duas faces. A facilidade com que se cria uma conta falsa e se publicita uma loja fictícia ou se vendem produtos contrafeitos e pirateados são razões para que faça sempre um double-check da informação e a cruze com outros meios de modo a evitar fraudes.