O Porto Canal
Perto de si
O Município de Santo Tirso integra-se na Área Metropolitana do Porto, ocupando uma área geográfica de transição entre o Grande Porto, o Vale do Ave e o Vale do Sousa, com uma área de 132,6Km2.
É limitado pelos municípios de Vila Nova de Famalicão e Guimarães a norte, por Vizela, Lousada e Paços de Ferreira a este, por Valongo a sul e pela Trofa e Maia a oeste.
Desde a reorganização administrativa de 2013, que procedeu à agregação de várias freguesias, o Município passou a ser constituído por 14 freguesias.
Os vales do Ave e Vizela a norte, o vale do Leça a sul e a serra da Assunção a nascente caraterizam a morfologia do território municipal.
Nos vales do Ave e Vizela persiste um povoamento mais intenso e interligação da função habitacional com outras funções, nomeadamente atividades industriais, serviços e equipamentos. O povoamento é disperso e resulta de uma ocupação de tipo linear ao longo das estradas e vias públicas. Nesta área, onde reside cerca de 75% da população do concelho, localizam-se os principais aglomerados urbanos do Município como a cidade de Santo Tirso, sede do concelho, e as vilas de Vila das Aves, Vila Nova do Campo, S. Tomé de Negrelos, Roriz, Rebordões e Vilarinho.
No Vale do Leça, o povoamento é mais nucleado, embora apresente também alguma dispersão com ocupação de tipo linear ao longo das principais estradas e vias públicas, implantado geralmente a meia encosta e com caraterísticas mais rurais. São dominantes a ocupação agrícola no vale e os povoamentos florestais.
Em termos de acessibilidades e transportes, Santo Tirso é servido pelas autoestradas A3 e A41, pelas estradas nacionais EN 105, EN 104, EN 204, pelas estradas regionais ER207 e ER 319, pela linha de caminho-de-ferro Porto/Guimarães, com estações de passageiros na cidade de Santo Tirso e em Vila das Aves, e ainda por uma central de transportes rodoviários localizada na sede do Município.
Info: Câmara Municipal de Santo Tirso