Passadiços do Paiva reabrem parcialmente ao público na sexta-feira

Passadiços do Paiva reabrem parcialmente ao público na sexta-feira
| Norte
Porto Canal (AYQ) com Lusa

Os Passadiços do Paiva reabrem parcialmente ao público na próxima sexta-feira, segundo anúncio da Câmara Municipal de Arouca. O incêndio da passada semana destruiu parcialmente os passadiços, no entanto, o troço entre Espiunca e a Praia do Vau estará aberto ao público.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia adiantou que quatro dos oito quilómetros dos passadiços têm segurança garantida e que os visitantes poderão fazer o percurso de igual forma. "Esta extensão dos passadiços não apresenta qualquer risco e implicou apenas uma reorganização logística, de forma a que a entrada dos visitantes passe a processar-se apenas pela zona da Espiunca", explica José Artur Neves.

O preço de acesso aos passadiços mantém-se em um euro por pessoa e obriga a marcação antecipada online na Central de Reservas dos Passadiços do Paiva - que, tendo sido encerrada a semana passada por altura do incêndio que destruiu 170 dos 328 quilómetros quadrados do concelho, também regressará ao seu normal funcionamento esta quinta-feira.

Quanto à restante extensão do percurso, o presidente da Câmara ainda não tem data definida para a sua reabertura, mas está já em negociações com o empreiteiro responsável pela obra com vista à reedificação das áreas queimadas do passadiço. "Essa parte do trajeto implica mais cuidados, porque o incêndio afetou a estabilidade das pedras e temos que avaliar muito bem a segurança das escarpas para evitar riscos de derrocada, sobretudo no inverno, com as chuvas", afirma José Artur Neves.

O autarca revela que “deve ser coisa para ainda demorar uns meses e só depois disso é que permitiremos o acesso à extensão total da estrutura".

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Nove pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.