'Acabaram-se as férias'. O futebol está de volta

'Acabaram-se as férias'. O futebol está de volta
| Desporto
Porto Canal (IYM)

O FCP e o Rio Ave defrontam-se esta sexta-feira no primeiro dos 306 jogos da I Liga portuguesa de futebol, 2016/2017. Às 20h30 os olhos voltam-se para Vila do Conde, onde dois 'Nunos' disputam um objetivo: três pontos.

Inicia-se, esta sexta-feira, 12 de agosto, mais uma edição da I Liga de futebol portuguesa. A inaugurar o campeonato estreiam-se dois 'Nunos': nos azuis e brancos, Nuno Espírito Santo, e na formação vilacondense, Nuno Capucho. Este é também um encontro de dois antigos colegas de equipa, ambos com história na equipa adversária. Nuno Capucho foi um produto dos escalões de formação do FCP, onde o antigo extremo direito jogou, entre 1997 e 2003. Foi em 2003 que conquistou a Taça UEFA pelos Dragões em Sevilha, numa equipa onde partilhava balneário com o adversário desta sexta-feira, Nuno Espírito Santo. Por sua vez, o antigo guarda-redes azul e branco estreou-se como treinador principal no Rio Ave, em 2012, antes de se aventurar por Espanha onde treinou o Valência por temporada e meia.

A ‘cortina’ vai esta sexta-feira ser aberta no estádio dos Arcos, em Vila do Conde, às 20h30, sob a arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria. O Dragão recomeça a luta pelo título, depois de uma época atípica, onde alcançou apenas o terceiro lugar e perdeu a final da Taça de Portugal no Jamor frente ao SC Braga.

A primeira jornada da I Liga prossegue no sábado, com a entrada em campo do tricampeão Benfica, que luta agora pela revalidação do título, no terreno do Tondela. No mesmo dia, o vice-campeão Sporting recebe o Marítimo, em Alvalade, enquanto o Paços de Ferreira viaja até Moreira de Cónegos. No domingo tem lugar o escaldante derby minhoto, que opõe Vitória de Guimarães e Sporting de Braga. O Arouca, sensação da última temporada, enfrenta o Boavista no Bessa e o Belenenses visita a equipa sadina do Vitória de Setúbal.

Quem regressa aos campos da I Liga, depois de cinco anos fora, é o Feirense. O Clube de Santa Maria da Feira iniciará a luta pela manutenção no principal escalão nacional frente ao Estoril. Pelo mesmo caminho, quem também está de volta, após 18 anos nas divisões inferiores, é o Grupo Desportivo de Chaves. Os flavienses iam iniciar a sua caminhada na primeira divisão no domingo contra o Nacional na Madeira, mas devido aos incêndios que deflagraram na zona, o jogo foi adiado para o dia 4 de setembro, pelas 16 horas, na Choupana.

Para a nova época prevê-se muita competitividade, assim como aconteceu na anterior, na qual apenas na última jornada o Benfica garantiu o 35º título. Este ano, o campeonato conta com a presença de 13 treinadores portugueses, sendo que os treinadores do Arouca, Boavista, Estoril, Belenenses e Marítimo são de nacionalidade estrangeira. A época passada, Rui Vitória, treinador do Benfica, foi considerado o melhor técnico, depois de conquistar o título de campeão pelo emblema da 'Luz'.

Os “encarnados” vêm, esta época, com duas alterações na equipa. Nicolás Gaitán e Renato Sanches saíram do clube. O Sporting mantém o plantel, mas entram novos nomes que ainda não se sabe se estarão no “onze”. Já o Futebol Clube do Porto é o único, dos “grandes”, que mudou de treinador. Nomes dos azuis e brancos como André Silva e Otávio podem também dar que falar na época que se aproxima.

+ notícias: Desporto

A visita do Presidente André Villas-Boas ao Olival

O novo presidente do FC Porto esteve esta quinta-feira no Olival, acompanhado por Zubizarreta, novo diretor desportivo, e José Pedro Pereira da Costa, CFO

Já são conhecidas as duas equipas que vão discutir título da Liga Europa

A Liga Europa de 2023/24 vai ser discutida entre a Atalanta e o Bayer Leverkusen. Os italianos bateram esta quinta-feira o Marseille por 3-0 (4-1 na eliminatória), enquanto que os alemães continuaram a senda imbatível com empate ao cair do pano (2-2), garantindo a passagem à final no agregado das duas mãos (4-2). O jogo decisivo está marcado para 22 de maio, em Dublin, na Irlanda.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.