António Costa na Madeira: “Não vamos atirar fogo sobre o fogo”

António Costa na Madeira: “Não vamos atirar fogo sobre o fogo”
| País
Porto Canal (IYM)

"Não vamos atirar fogo sobre o fogo", disse o António Costa aos jornalistas enquanto visitava a zona do Monte, no Funchal. O Primeiro-Ministro viajou para a Madeira ao início da tarde desta quinta-feira, para visitar zonas mais afetadas na área. Costa deu uma palavra de apoio aos moradores da zona do Monte.

Terminados os incêndios, António Costa insiste que é preciso passar uma imagem de normalidade. Uma vez que a Madeira vive do turismo, Costa pediu aos jornalistas que mostrassem também que a região funciona.

O Primeiro-Ministro disse ainda que “há muito para reconstruir, mas há também muito a funcionar", realçando que a ilha continua a ser um destino maravilhoso de férias.

Pelo caminho, Costa fez questão de parar para cumprimentar o chefe da missão de bombeiros enviada por Lisboa, seguindo depois para a sede da Proteção Civil, onde se encontrou com o Presidente do Governo local, Miguel Albuquerque, e ainda os autarcas das localidades mais afetadas.

Em conferência de imprensa, realizada pelas 19h00 de quinta-feira, o Primeiro-Ministro diz que o Governo vai apoiar financeiramente a Madeira, estando já a estudar soluções com o Governo regional para o processo de reconstrução. O dirigente quis ainda realçar o trabalho que todas os intervenientes "da região ou do continente" que vieram ajudar "a responder a um problema da região da Madeira, que já fez o mesmo por Portugal continental".

+ notícias: País

Centenas já se reúnem no recinto do santuário de Fátima para cerimónias

Centenas de peregrinos estão a afluir, desde o início da manhã, ao recinto do santuário de Fátima, a algumas horas do início das cerimónias de 12 e 13 de maio, presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella.

PSP faz cerca de 500 detenções em apenas uma semana. Crimes rodoviários continuam a dominar

Durante a semana de 5 a 11 de maio, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou um total de 485 detenções em todo o país. Segundo informações da autoridade, 165 destas detenções foram relacionadas com crimes rodoviários, destacando-se 92 por condução sob efeito de álcool e 73 por falta de habilitação legal para conduzir.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.