Governo Regional diz que turismo na Madeira está a regressar à normalidade
Porto Canal com Lusa
Funchal, Madeira, 10 ago (Lusa) -- A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira assegurou hoje que a atividade turística na região está a "regressar à normalidade", com a operação aeroportuária e portuária a funcionar regularmente e as infraestruturas totalmente operacionais.
Em comunicado, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira faz um ponto de situação depois de uma "noite difícil" para alguns estabelecimentos hoteleiros devido aos incêndios que assolaram os concelhos do Funchal e da Calheta.
"A atividade turística na Madeira está a regressar, neste momento, à normalidade", assegura a entidade, realçando que "quer a operação aeroportuária quer a portuária encontram-se normalizadas, estando as infraestruturas totalmente operacionais".
A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura acrescenta ainda que as equipas da Direção Regional do Turismo e da Associação de Promoção da Madeira estiveram "durante toda a noite, no terreno, a acompanhar os turistas" que necessitaram de ser retirados das suas unidades hoteleiras para minimizar o impacto de toda esta situação.
"Uma presença que foi reforçada por vários voluntários e pelos representantes hoteleiros que fizeram questão de associar-se a este apoio aos desalojados, numa onda de solidariedade sem precedentes que foi bem aceite e elogiada pelos visitantes", relatam ainda.
No mesmo comunicado é referido ainda que os turistas que tiveram a necessidade de sair dos hotéis onde se encontravam, "na maioria dos casos por precaução, já regressaram às respetivas unidades, devendo a situação estar completamente normalizada esta tarde".
O Funchal foi o concelho mais afetado pelos incêndios que deflagraram na tarde (16:00) de segunda-feira e provocaram três vítimas mortais na zona da Pena (Santa Luzia), cerca de mil desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados prejuízos materiais.
Os hospitais dos Marmeleiros e João de Almada, os lares de idosos de Santa Isabel e Vale Formoso, as clínicas de Santa Luzia e Santa Catarina, além de centenas de moradias, tiveram de ser evacuados.
A zona histórica de São Pedro, na baixa da cidade, foi uma das áreas onde chegou o fogo, tendo sido necessário retirar hóspedes de uma das unidades hoteleiras.
A Calheta, Ponta do Sol e Santa Cruz são outros dos concelhos onde se registam focos de incêndio na ilha.
JF // MSP
Lusa/fim