Governo Regional diz que turismo na Madeira está a regressar à normalidade

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 10 ago (Lusa) -- A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira assegurou hoje que a atividade turística na região está a "regressar à normalidade", com a operação aeroportuária e portuária a funcionar regularmente e as infraestruturas totalmente operacionais.

Em comunicado, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira faz um ponto de situação depois de uma "noite difícil" para alguns estabelecimentos hoteleiros devido aos incêndios que assolaram os concelhos do Funchal e da Calheta.

"A atividade turística na Madeira está a regressar, neste momento, à normalidade", assegura a entidade, realçando que "quer a operação aeroportuária quer a portuária encontram-se normalizadas, estando as infraestruturas totalmente operacionais".

A Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura acrescenta ainda que as equipas da Direção Regional do Turismo e da Associação de Promoção da Madeira estiveram "durante toda a noite, no terreno, a acompanhar os turistas" que necessitaram de ser retirados das suas unidades hoteleiras para minimizar o impacto de toda esta situação.

"Uma presença que foi reforçada por vários voluntários e pelos representantes hoteleiros que fizeram questão de associar-se a este apoio aos desalojados, numa onda de solidariedade sem precedentes que foi bem aceite e elogiada pelos visitantes", relatam ainda.

No mesmo comunicado é referido ainda que os turistas que tiveram a necessidade de sair dos hotéis onde se encontravam, "na maioria dos casos por precaução, já regressaram às respetivas unidades, devendo a situação estar completamente normalizada esta tarde".

O Funchal foi o concelho mais afetado pelos incêndios que deflagraram na tarde (16:00) de segunda-feira e provocaram três vítimas mortais na zona da Pena (Santa Luzia), cerca de mil desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados prejuízos materiais.

Os hospitais dos Marmeleiros e João de Almada, os lares de idosos de Santa Isabel e Vale Formoso, as clínicas de Santa Luzia e Santa Catarina, além de centenas de moradias, tiveram de ser evacuados.

A zona histórica de São Pedro, na baixa da cidade, foi uma das áreas onde chegou o fogo, tendo sido necessário retirar hóspedes de uma das unidades hoteleiras.

A Calheta, Ponta do Sol e Santa Cruz são outros dos concelhos onde se registam focos de incêndio na ilha.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Greve de maquinistas com serviços mínimos de cerca de 25% na CP

O Tribunal Arbitral decretou a fixação de serviços mínimos para a greve de maquinistas desta sexta-feira, na ordem dos 25% na CP – Comboios de Portugal, nos serviços urbanos, regionais e de longo curso, segundo o acórdão divulgado esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.