Mais de 100 fogos mobilizam 2500 operacionais

| País
Porto Canal com Lusa

Cerca de 2.500 operacionais combatiam 104 fogos em Portugal continental às 3:45 de hoje, segundo a informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na sua página na internet.

A ANPC considerava como "ocorrências importantes" nove incêndios ativos nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Guarda, Braga e Aveiro.

O incêndio florestal que mobiliza mais meios de combate é o que lavra há mais de 24 horas na serra da Freita, em Arouca, onde 215 pessoas e 71 viaturas combatem as chamas.

O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro disse à Lusa no final do dia de domingo que o incêndio, com cinco frentes, continuava fora de controlo e que há "uma situação muito complicada".

Segundo José Bismarck, não deverá ficar extinto durante esta madrugada.

Às 3:45 era no distrito do Porto que havia mais fogos ativos: 35, que estavam a ser combatidos por 564 operacionais apoiados por 177 viaturas, segundo a ANPC. Seguiam-se os distritos de Aveiro, com 17 incêndios rurais ativos, o de Braga, com 12, e os de Viseu e Guarda, com 10 cada.

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto decidiu acionar no domingo à noite o Plano Distrital de Emergência (PDE) para o distrito e apelou à população para que "facilite a atividade dos meios".

O PDE do Porto, distrito constituído por 18 concelhos, está em vigor desde as 00:15 horas, tratando-se de um instrumento que nunca tinha sido acionado antes.

"Devido ao calor, à exposição solar, ao risco de incêndio, mas também para evitar congestionamentos de trânsito, entre outros aspetos, pedimos às pessoas que se mantenham em casa e que não dificultem a ação de quem está no terreno, dos meios de proteção civil", disse à agência Lusa o presidente da CDPC do Porto, Marco Martins.

A decisão de acionar o PDE do distrito do Porto é de caráter operacional, foi tomada por unanimidade e surge após um dia em que, de acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o distrito do Porto registou um grande número de ocorrências.

Desde há quatro anos que o nível de alerta devido a incêndio não era tão elevado, sendo um reflexo de condições climatéricas adversas.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.