Obras junto a igreja românica, Famalicão, revelam necrópole do século XII

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Famalicão, Braga, 05 ago (Lusa) - Obras que decorrem junto à igreja românica de Antas, Famalicão, deram a conhecer uma necrópole que remonta ao século XII, indicou hoje a autarquia local.

A Câmara de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, tem em curso desde maio uma obra junto às igrejas nova e românica de Antas, tendo o presidente da câmara, Paulo Cunha, avançado aquando da apresentação do projeto em novembro do ano passado, que pretendia criar ali "um novo centro cívico" através de um investimento superior a meio milhão de euros.

Hoje, em comunicado, a autarquia dá conta de que uma equipa de arqueólogos que tem acompanhado as obras junto à igreja românica encontrou uma antiga necrópole que remonta ao século XII e desde o início da empreitada foram identificados e intervencionados cerca de 60 enterramentos, a grande maioria com esqueletos associados.

Esta equipa está a trabalhar em Famalicão sob a orientação da Direção Regional de Cultura do Norte, tendo em conta o interesse patrimonial do monumento.

"De acordo com os especialistas no terreno, pelo espólio encontrado junto às sepulturas - moedas, pregos, contas, terços, anéis e material cerâmico - bem como pela tipologia dos enterramentos, é possível determinar três fases distintas de ocupação desta necrópole", lê-se na informação camarária.

A primeira e mais antiga corresponde à época de construção da igreja de Santiago de Antas, no século XII. Já a segunda remonta aos séculos XIV e XVI e uma terceira e última fase de utilização estabelece-se entre os séculos XVIII e XIX.

A câmara salienta "a importância histórica desta descoberta", apesar de vincar que os trabalhos ainda não estão concluídos e que os resultados até agora apurados são "de caráter preliminar".

"Atualmente a realização de escavações arqueológicas ocorre predominantemente no contexto da implementação de projetos de obras como medida de minimização face a eventuais impactes sobre o património arqueológico", refere a câmara.

A obra na envolvente à igreja de Antas é da autoria dos arquitetos Hugo Correia e Jorge Maia.

O espaço acolhe ainda uma igreja nova, fruto de um projeto de traços modernos que envolve dois milhões de euros, bem como um cemitério e um centro escolar.

PYT // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.