Nespresso propõe redução de horário ou despedimento a sete trabalhadores no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 out (Lusa) - A Nespresso, do grupo Nestlé, propôs hoje a sete trabalhadores da loja da Boavista, no Porto, a redução das atuais 40 para 16 a 25 horas de trabalho semanais, sendo a alternativa o despedimento.

Segundo revelou à agência Lusa um dos trabalhadores afetados, a decisão foi hoje comunicada por responsáveis superiores da Nespresso numa reunião que decorreu na loja da Boavista, tendo-lhes sido apontado o dia 01 de novembro como data limite para optarem.

A atividade abaixo do esperado da loja - a única no Porto do total de 11 'boutiques' que a marca de café possui em Portugal, sendo as restantes em Matosinhos (uma), Braga (uma), Aveiro (uma), Coimbra (uma) e Lisboa (seis) - terá sido a explicação avançada pela empresa para justificar a decisão.

A medida afeta sete funcionários efetivos da loja, que tem um total de 18 trabalhadores, três dos quais contratados a prazo.

Contactada pela agência Lusa, a Nespresso esclareceu que "a Boutique Nespresso da Boavista está a ser alvo de uma remodelação do espaço" e que "esta alteração implica a reorganização da equipa, tendo sido proposta a alteração de carga horária a sete colaboradores".

Conforme explicou um dos visados, foi proposto aos sete trabalhadores - que possuem entre quatro e seis anos "de casa" - a redução do horário de trabalho para 16 a 25 horas semanais, consoante os casos.

"Não foi aberta a possibilidade de sermos transferidos para outras lojas, onde há vários contratados a prazo", afirmou, referindo que a única alternativa avançada foi o despedimento.

Segundo a fonte, os funcionários afetados foram selecionados com base no número de faltas injustificadas e nas vendas de um acessório dispensador de cápsulas de café.

Este trabalhador confirmou à Lusa que, durante o último mês, a loja da Boavista foi alvo de obras, que terminaram na segunda-feira, e que reduziram de nove para seis o número de postos de venda de café.

De acordo com esta fonte, a empresa alega que a loja tem vindo a registar uma afluência de clientes "abaixo do esperado", já que, quando se implantou na avenida da Boavista, haveria a expectativa, entretanto não confirmada, de que ali fosse abrir uma grande superfície comercial.

As obras de requalificação da avenida que desde há alguns meses impedem a circulação automóvel no troço onde se localiza a loja terão agravado esta situação.

A Nespresso integra o grupo suíço Nestlé, considerado o maior produtor mundial de produtos alimentares e que opera em diversas áreas de negócio, desde a nutrição infantil aos cafés, chocolates, cereais de pequeno-almoço, gelados, águas, refrigerados lácteos e alimentos para animais de companhia).

Em Portugal, a Nestlé possui quatro unidades de produção (Avanca, Porto, S. Miguel -- Açores e Coruche) e 21 centros de distribuição, empregando mais de 1.800 colaboradores e tendo obtido em 2011 um volume de negócios superior a 624 milhões de euros, segundo dados disponíveis no sítio da empresa na Internet.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.