Canil de Baião terá novas instalações após denúncias de más condições

Canil de Baião terá novas instalações após denúncias de más condições
| Norte
Porto Canal (AYB)

Esta quarta-feira, uma defensora dos direitos dos animais, denunciou más condições do canil de Baião. A Câmara prometeu que, o canil vai ser submetido a obras já no próximo ano e que, as duas dezenas de animais terão um novo espaço para viver.

Rita Sousa disse à Lusa que, quando se deslocou a Baião fotografou os animais "para fomentar a sua adoção", e ficou "incomodada com o cenário que encontrou”.

A defensora revelou que, “os cães estão divididos por três 'boxes', em espaços muito pequenos, tendo observado inclusive animais com sarna e feridas abertas”, acrescentando que , numa das ‘boxes’, “os cães ficam expostos à chuva e ao frio, sem qualquer proteção”. Entre outras situações, Rita Sousa referiu que alguns animais demonstravam estar subnutridos.

O vereador Henrique Gaspar Ribeiro, da Câmara de Baião afirmou, acerca da denúncia que, “o espaço onde se encontram os animais não pode ser considerado um canil”.

"São instalações que acolhem animais errantes, capturados no concelho e que permanecem ali até serem encaminhados para o Centro de Proteção Animal de Vila Real", disse em declarações à Lusa.

As ações de adoção têm sido realizadas em conjunto com a associação local e, segundo o autarca, já foram adotados 20 cães desde janeiro.

"Por isso, temos mantido os animais naquelas instalações, porque consideramos importante o trabalho que estamos a fazer ao nível da adoção", revelou.

A criação do novo canil já está em conversações entre a associação local "Amor Animal" e a autarquia e, o projeto já foi lançado. O local escolhido é junto ao Centro Hípico de Baião.

“A obra deverá iniciar-se ainda este ano”, prometeu a autarquia.

O vereador acrescentou também de que, os animais são visitados e acompanhados pelo veterinário de Marco de Canaveses revelando que, a Câmara de Baião está a trabalhar num protocolo com o Centro de Proteção Animal de Vila Real, que tem uma empresa especializada a trabalhar na captura dos animais.

"O objetivo é que esta parceria possa fazer com que essa empresa se desloque a Baião e faça a captura, dado que não temos pessoal especializado", explicou.

Henrique Gaspar Ribeiro sente-se "desiludido com esta exposição negativa do concelho, alegando que se tem trabalhado para o bem dos animais"

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.