CDS-PP ataca 'troika' e acusa-a de falta de visão desde 2011

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 out (Lusa) -- O CDS-PP teceu hoje fortes críticas à 'troika', composta pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu, acusando-a de falta de visão desde o início do programa e de ser mais credora que parceira.

Na fase final da audição da ministra das Finanças na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública para apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2014, o CDS-PP criticou a postura da 'troika'.

Segundo o deputado João Almeida, "é indiscutível que a 'troika' ao longo do programa foi muito mais credora que parceira" e diz que "esta experiência com a 'troika' foi uma péssima experiência".

O deputado, que já tinha tecido críticas à 'troika' por não ter aceitado a proposta do Governo (dada a conhecer publicamente pelo líder do CDS-PP e vice-primeiro-ministro Paulo Portas) de flexibilizar novamente a meta do défice de 2014, agora de 4% para 4,5%, disse que a 'troika' mostra mais uma vez "muito pouca disponibilidade" para ajudar Portugal a cumprir os seus objetivos.

No final da curta intervenção que fez no final do debate, o deputado deixou ainda uma crítica forte a toda a postura da 'troika' desde que o programa começou em 2011: "a falta de visão que a 'troika' teve ao longo de todo o programa, teve também agora".

NM/ND// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos: "Quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo”

O líder socialista considerou esta segunda-feira que “quem parece que está a trabalhar para eleições é o Governo” e assegurou estar disponível para uma maioria com PSD/CDS que permita viabilizar as negociações que sejam concluídas com diferentes grupos profissionais.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".