Centenas de horticultores da Póvoa de Varzim com produções destruídas

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 22 out (Lusa) -- O presidente da Associação dos Horticultores da Póvoa de Varzim (Horpozim), Carlos Alberto Lino, disse hoje à Lusa que há centenas de pequenos produtores que ficaram com as culturas destruídas na sequência do mau tempo da noite passada.

"Ainda não contabilizámos [os estragos], mas estamos a falar de centenas de produtores hortícolas que estão afetados, com tudo debaixo de água, que está completamente destruído e que não vão conseguir aproveitar a mais pequena coisa", disse Carlos Alberto Lino, que lembrou que já este ano os horticultores da região haviam sido atingidos por outras intempéries.

O dirigente da Horpozim disse que estes acontecimentos vão repercutir-se nos mercados e apelou às autoridades para que sejam tomadas medidas no sentido de limpar o rio Alto, que atravessa muitos campos agrícolas e que está "cada vez mais sujo", havendo até "lugares em que o leito do rio está ao nível dos campos".

De acordo com Carlos Alberto Lino, as estufas afetadas estavam ainda cheias de produtos hortícolas como nabos, alfaces, cenouras, alhos franceses, pimentos, pepinos, tomates e feijão-verde.

A chuva intensa que caiu durante toda a noite provocou muitas inundações na via pública, em habitações e estabelecimentos comerciais por todo o distrito do Porto, registando-se uma situação grave na Trofa, com o aluimento de várias ruas.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), registou-se também muitas inundações em Lavra, com várias vias inundadas em Matosinhos e em Vila do Conde. Por todo o distrito houve ainda o registo de várias quedas de árvores.

TDI (PM) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.