Nuno Botelho substitui Rui Moreira à frente da Associação Comercial do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 out (Lusa) -- O empresário Nuno Botelho, que dirigiu a campanha autárquica de Rui Moreira à Câmara do Porto, vai suceder-lhe na presidência da Associação Comercial do Porto, contando ainda com nomes como Alberto de Castro e Paulo Rangel.

Em comunicado divulgado hoje pela Associação Comercial do Porto (ACP), depois de a assembleia-geral se ter realizado na segunda-feira à noite, a instituição anunciou que os novos órgãos sociais foram escolhidos por unanimidade.

Nuno Botelho, de 39 anos, desde 2004 diretor executivo da ACP, vai ter como vice-presidente o professor universitário Alberto de Castro, como primeiro secretário João Pedro Gonzalez Araújo e segundo o eurodeputado Paulo Rangel, três nomes que já constavam da anterior equipa, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, a ser empossado hoje.

"A associação permanecerá fiel ao cumprimento de um dos seus desígnios históricos. Em diálogo aberto com a sociedade civil, as instituições, os empresários e os agentes políticos, académicos e culturais, a Associação Comercial do Porto será sempre o garante da defesa dos valores, do progresso e do desenvolvimento desta cidade e desta região", referiu Nuno Botelho no mesmo comunicado.

O novo dirigente da ACP acrescentou que a aposta futura vai ser "na integração de novos associados, no rejuvenescimento geracional e na incorporação dentro da instituição do melhor das elites portuenses".

De acordo com a biografia disponibilizada pela associação, Nuno Botelho é licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto e pós-graduado em Banca, Bolsa e Seguros pela Universidade de Coimbra, tendo fundado a Essência do Vinho.

Nuno Botelho iniciou a atividade profissional no setor bancário no Banco Mello, estando a carreira "intimamente ligada ao turismo desde 2000, altura em que assumiu a gestão de clientes da Exponor. Mais tarde, foi adjunto do vereador do pelouro dos Recursos Humanos, Desporto, Educação e Juventude da Câmara Municipal do Porto, entre 2002 e 2004", refere a nota.

O novo responsável da ACP foi vice-presidente da Associação de Turismo do Porto, administrador da Escola de Comércio do Porto, vice-presidente da ATC/PortoTours e responsável pelo conselho fiscal do Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.