BE quer que Seguro "tome posição" sobre estátua ao cónego Eduardo Melo

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 31 mai (Lusa) - O BE de Braga quer que o secretário-geral do PS, António José Seguro, "tome posição" sobre a estátua a erigir ao cónego Eduardo Melo, que os bloquistas consideram um "vexame" para "todos aqueles que lutaram pela liberdade".

Hoje, em conferência de imprensa, o Bloco de Esquerda lembrou que Seguro é deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga e que "é inconcebível" que seja "pela mão do PS" que se faz esta homenagem ao religioso, a quem o BE acusou de estar ligado a vários atentados bombistas.

A maioria socialista na Câmara Municipal de Braga autorizou, com abstenção dos vereadores de direita, que seja erigida uma estátua na rotunda de Monte D'Arcos, no centro de Braga, a Eduardo Melo, que morreu em 2008.

"É inconcebível que o António José Seguro, com as responsabilidades que tem, queira fazer algum silêncio à volta desta matéria e que não tome a posição de demarcação face àquilo que nós consideramos os interesses mais ultramontanos e mesquinhos do 'mesquitismo' de Braga", afirmou o ex-deputado do Bloco, Pedro Soares.

Por isso, questiona o BE, "qual é a posição da direção nacional do PS e em particular do deputado António José Seguro, secretário-geral do PS, eleito pelo distrito de Braga como deputado sobre esta questão".

O Bloco de Esquerda considera essencial que Seguro se prenuncie "não pela estátua em si", mas sobre o que esta representa.

"Pelo vexame que seria a construção dessa estátua para todos aqueles que lutaram pela liberdade", explicitou Soares.

Segundo o ex-deputado, é "surpreendente" que esta "polémica velha" seja reacendida pelo PS, partido a quem o Bloco reconhece "uma história ligada à construção da democracia" em Portugal.

"Por isso também é inconcebível que seja pela mão do PS que esta proposta seja aprovada na câmara de Braga, até porque a própria direita, a Coligação PSD/CDS, perante esta proposta se absteve", apontou Pedro Soares.

Os bloquistas exigem, assim, que António José Seguro e a direção do PS "tomem uma posição" e não se "escondessem" atrás do silêncio.

"O BE, no limite das suas forças, tudo fará no sentido de impedir que esta estátua seja colocada num espaço público em Braga", garantiram os bloquistas.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.