Falta de verbas leva dois hospitais de Viana do Castelo à rutura

| Norte
Porto Canal (DYM)

A falta de verbas no Hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo e no Hospital Conde de Bertiandos em Ponte de Lima, estão a pôr em causa os cuidados de saúde dos utentes. Em entrevista ao Porto Canal, o autarca de Viana do Castelo e presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, José Maria Costa fala sobre um subfinanciamento à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que causa uma quebra nos recursos humanos.

"Neste momento há um subfinanciamento à ULSAM do Alto Minho, os nosso utentes recebem menos 60 euros do que nas outras regiões do país e isso traduz-se num orçamento da ULSAM com menos oito milhões de euros. Menos oito milhões de euros significa que há menos investimento, há menos recursos humanos", afirma José Maria Costa.

O autarca garante que as equipas médicas e de enfermagem têm feito um grande esforço para responder aos utentes da melhor forma possível mas as condições não são as melhores.

A reunião com o Ministro da Saúde esta agendada para dia 6 de Julho e o autarca quer repor a "justiça" no financiamento atribuído por utente à ULSAM do Alto Minho.

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.