Falta de verbas leva dois hospitais de Viana do Castelo à rutura

| Norte
Porto Canal (DYM)

A falta de verbas no Hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo e no Hospital Conde de Bertiandos em Ponte de Lima, estão a pôr em causa os cuidados de saúde dos utentes. Em entrevista ao Porto Canal, o autarca de Viana do Castelo e presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, José Maria Costa fala sobre um subfinanciamento à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) que causa uma quebra nos recursos humanos.

"Neste momento há um subfinanciamento à ULSAM do Alto Minho, os nosso utentes recebem menos 60 euros do que nas outras regiões do país e isso traduz-se num orçamento da ULSAM com menos oito milhões de euros. Menos oito milhões de euros significa que há menos investimento, há menos recursos humanos", afirma José Maria Costa.

O autarca garante que as equipas médicas e de enfermagem têm feito um grande esforço para responder aos utentes da melhor forma possível mas as condições não são as melhores.

A reunião com o Ministro da Saúde esta agendada para dia 6 de Julho e o autarca quer repor a "justiça" no financiamento atribuído por utente à ULSAM do Alto Minho.

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.