Este Governo "nasceu para enfrentar e resolver desgraças" - António Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 29 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, em Bruxelas, que o seu Governo "nasceu para enfrentar e resolver desgraças", afirmando que o Governo está preparado para as "piores previsões", uma vez que essas estão sempre a surgir.

"Este Governo está preparado para as piores previsões, porque todas as semanas há uma previsão de uma desgraça na semana a seguir, até agora, já passamos seis meses e essas desgraças ou não se confirmaram, ou tendo ocorrido foram devidamente ultrapassadas", afirmou o primeiro-ministro, em conferência de imprensa após a cimeira europeia de Bruxelas, que se centrou no referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"Por isso, eu diria mesmo que este é um Governo que nasceu enfrentar e resolver desgraças. É isso que estamos a fazer e que iremos continuar a fazer", acrescentou António Costa, que respondia à questão sobre se o Governo estaria preparado para a aplicação de eventuais sanções pelas instituições comunitárias por violação das metas orçamentais.

Há dois dias, o diário francês Le Monde noticiou que Bruxelas se prepara para impor a Lisboa e Madrid sanções que podem chegar aos 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e uma suspensão temporária dos fundos estruturais europeus, por violação do Pacto de Estabilidade e de Crescimento.

No mesmo dia, a Comissão Europeia reiterou que só no início de julho tomará uma decisão sobre eventuais sanções.

PL (IG) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.