Orquestra Gulbenkian aplaudida em Pequim

| País
Porto Canal / Agências

Pequim, 21 out (Lusa) - A Orquestra Gulbenkian foi aplaudida durante cerca de 10 minutos no maior teatro de Pequim no domingo à noite, terminando a sua tournée na China com dois 'encore'.

Foi a terceira digressão da orquestra pela China em cerca de três décadas e, desta vez, "o público foi muito mais entusiasta", disse um elemento da comitiva que acompanhou a anterior tournée, em 1999.

Além de duas peças conhecidas do reportório clássico (as sinfonias 'Pastoral' de Beethoven e 'Novo Mundo' de Dvorák), o programa incluiu uma obra do compositor português Luís de Freitas Branco ("Duas Melodias") e um Concerto para Marimba e Orquestra do percussionista brasileiro Ney Rosauro, com o solista chinês Li Biao.

Antes de chegar à capital chinesa, a orquestra tocou em Macau e em Cantão, no sul do país, sob a direção do seu novo maestro titular, Paul McCresh.

O último concerto decorreu no Grande Teatro Nacional da China, um dos novos ícones arquitetónicos de Pequim, desenhado pelo francês Paul Andreu.

"Somos uma orquestra portuguesa e trouxemos uma lembrança de Portugal", disse o maestro Paul McCresh ao introduzir o primeiro 'encore' da noite, uma peça de Joly Braga Santos.

A seguir, e como a maioria do público era composta por estudantes do ensino secundário, a orquestra tocou uma música de embalar de Robert Schumann.

"É bom ver tantos jovens na assistência", comentou o maestro.

A orquestra, com cerca de 70 músicos, viajou acompanhada pelo presidente da Fundação Gulbenkian, Artur Santos Silva, a administradora Teresa Gouveia e o diretor do Serviço de Música da instituição, Risto Nieminen.

Fundada em 1962, a Orquestra Gulbenkian tocou pela primeira vez na China em 1980, pouco depois de o Partido Comunista Chinês ter adotado a política de "Reforma Económica e Abertura ao Exterior".

AC // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.