Programa Social da Área Metropolitana do Porto doa até mil euros por família

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 31 mai (Lusa) -- O Programa de Emergência Social (PMES) da Área Metropolitana do Porto, cujo regulamento foi hoje aprovado em reunião da Junta Metropolitana, vai disponibilizar até mil euros por agregado familiar.

O PMES foi anunciado em março, depois de a JMP ter decidido doar dois milhões de euros, que representam dois terços das suas poupanças, aos "novos pobres" da área metropolitana que, devido à crise económica e social, atravessem difíceis situações económicas "que não se compadecem com tempos de espera por outras ajudas institucionais".

De acordo com o regulamento hoje aprovado, o apoio financeiro "excecional e temporário", que terminará no fim do ano, destina-se a apoiar "agregados familiares carenciados, em situação de emergência social grave, nomeadamente no âmbito da habitação, da carência alimentar, de cuidados de saúde e do apoio à educação das crianças e jovens que residam num dos municípios da AMP".

Este PMES destina-se a apoiar as famílias residentes na AMP no pagamento da renda de casa ou prestação de aquisição de habitação própria, na compra de géneros alimentares e artigos de higiene pessoal, na aquisição de medicamentos, meios complementares de diagnóstico ou outras despesas de saúde.

O pagamento de propinas, livros, material escolar e "outros considerados essenciais na escolarização das crianças ou jovens pertencentes a famílias carenciadas" também está previsto.

"Para atribuição deste apoio deverá ser dada prioridade a agregados familiares com rendimentos muito baixos e os que apresentem, entre os seus elementos, crianças com idade inferior a 16 anos, pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60% ou com mais de 65 anos", define o documento.

Cabe a cada um dos municípios a competência de decidir a quem vai atribuir o apoio que lhe está destinado, sendo que às câmaras é exigido um relatório mensal de contas "que deve espelhar a receção das verbas (...) e o modo como foi efetuada a utilização das mesmas na concessão do apoio aos agregados familiares".

O regulamento entrará em vigor após a aprovação pela Assembleia Metropolitana do Porto e a sua publicação no sítio da AMP.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.