"Criar comissões de inquérito para o setor financeiro tornou-se um hábito"

"Criar comissões de inquérito para o setor financeiro tornou-se um hábito"
| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou que se tornou um "hábito" a criação de comissões parlamentares de inquérito sobre a banca, após o PSD e o CDS terem formalizado este pedido na segunda-feira na Assembleia da República.

"Sobre as propostas que têm surgido no plano parlamentar, o único comentário que me sugere é que de repente a necessidade de criar comissões para o setor financeiro tornou-se um hábito", atirou o governante durante uma conferência de imprensa realizada no Ministério das Finanças, em Lisboa.

Questionado pelos jornalistas sobre a intenção hoje manifestada no parlamento também pelo PSD e pelo CDS para que a Assembleia da República promova auditorias externas e independentes à Caixa Geral de Depósitos e ao Banif, Centeno foi parco em palavras.

"A auditoria a ocorrer será quando acontecer e se se colocar. Não há relação com o processo de alterações da CGD que está a decorrer", vincou Centeno.

O PSD e o CDS pretendem que este projeto de deliberação seja votado já nesta quinta-feira, dia de votações regimentais, adiantou à Lusa fonte da direção da bancada social-democrata.

No projeto entregue no parlamento ao qual a Lusa teve acesso, é proposto que a Assembleia da República promova, "com caráter de urgência, a realização de duas auditorias externas e independentes relativas à Caixa Geral de Depósitos (CGD) e ao Banco Internacional do Funchal (Banif)".

Segundo o texto do projeto, essas auditorias "deverão identificar eventuais situações indiciadoras de irregularidades, suscetíveis de configurarem responsabilidade civil de qualquer natureza".

+ notícias: Política

Dia da Europa. Relação de Portugal e comunidade europeia é “ouro sobre azul”, frisa Montenegro 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou esta quinta-feira que a relação de Portugal com a comunidade europeia tem sido “ouro sobre azul” e apelou aos portugueses para que votem nas próximas europeias.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".