ACT identificou 18 trabalhadores ilegais em barcos de pesca em Peniche
Porto Canal com Lusa
Lisboa, 15 jun (Lusa) -- A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Inspeção do Trabalho de Espanha identificaram 18 trabalhadores não declarados em duas embarcações espanholas no Porto de Peniche, no âmbito de uma ação conjunta, a 02 de junho.
Nesta operação contra o combate ao trabalho não declarado nas pescas foram identificados 18 trabalhadores, dos quais 13 eram naturais da Indonésia e os restantes do Perú, Congo, Espanha e Portugal, indica um comunicado da ACT hoje divulgado.
Esta ação incidiu sobre "duas embarcações espanholas referenciadas como utilizadoras de trabalhadores não declarados e de estrangeiros em situação irregular, o que efetivamente se confirmou".
A operação levada a cabo pelas inspeções do trabalho de Portugal e Espanha desenvolveram-se ao abrigo de um acordo de cooperação celebrado entre as duas entidades e "contribuem de forma significativa para o aumento da eficácia das intervenções num contexto de grande mobilidade de trabalhadores e empresas entre Portugal e Espanha", refere ainda a ACT.
SMS// ATR
Lusa/Fim
