Esposende reforça apoio ao ensino da música para ultrapassar cortes do Governo

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 17 out (Lusa) - A Câmara de Esposende reforçou, no presente ano letivo, o apoio ao ensino da música, investindo um total de 52.500 euros para ultrapassar as restrições orçamentais impostas pela administração central, informou hoje o Município.

Segundo um comunicado da Câmara, o reforço do apoio visa garantir a continuidade da formação aos 35 alunos que ficariam excluídos do ensino artístico, por causa das restrições de financiamento ao Ensino Artístico Especializado por parte do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

Assim, a Autarquia vai conceder à Escola de Música de Esposende o apoio financeiro necessário, no montante máximo de 52.500 euros, para garantir que nenhum dos alunos ficará de fora.

O comunicado destaca a "especial atenção" e o "forte investimento" do Município de Esposende na Educação, "em contraciclo com a política da Administração Central".

Acrescenta que, no presente ano letivo, o Município volta a assegurar apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a nível do fornecimento das refeições escolares, dos manuais e material escolar e de materiais didático pedagógicos para os alunos que, devido à especificidade das suas problemáticas, não utilizam manuais escolares.

Ainda dirigido aos alunos com NEE, a Câmara deu início esta semana ao Programa de Equitação Terapêutica.

No âmbito do Programa de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Câmara vai celebrar protocolos de colaboração com várias associações, no sentido de garantir recursos humanos qualificados para o desenvolvimento das atividades nas áreas de Música, Inglês, Atividade Física e Desportiva e Expressão Plástica.

A Câmara continua a garantir a oferta gratuita dos manuais escolares aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Escalão A e a comparticipar em 50% os manuais dos alunos com Escalão B, uma medida que se estende à aquisição de material escolar.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.