Misericórdia do Porto congratula-se com prémio Museu Português 2016

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 03 jun (lusa) - O provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, afirmou que o "prestigiante" Prémio Museu Português do ano atribuído hoje ao museu da instituição (MMIPO) "reconheceu o impacto" que esta estrutura teve para a cidade.

"Penso que é motivo de grande regozijo para todos nós e para todos aqueles que no dia-a-dia têm feito tudo para que o Porto seja um espaço agradável de visita e com atrações culturais" afirmou o provedor.

António Tavares disse ainda, em declarações à Lusa, que "o prémio acaba por reconhecer o trabalho da Misericórdia do Porto e o empenho na abertura e na divulgação do património"

O Museu da Misericórdia do Porto, que hoje venceu o Prémio Museu Português do ano, reúne pinturas, paramentos, esculturas, peças de ourivesaria e documentos, com mais de 500 anos de história, e foi idealizado há mais de um século.

Inaugurado em julho de 2015, o MMIPO foi o primeiro museu a ser instalado no centro histórico da cidade, e exibe o património da SCMP, recebido por herança ou por aquisições.

Na coleção acumulada desde o século XIV, destaca-se o quadro "Fons Vitae", de autor desconhecido, e a pintura de Josefa de Óbidos "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", adquirida em janeiro, pela Misericórdia, num leilão da Sotheby's, em Nova Iorque, por 250 mil dólares (cerca de 228 mil euros).

Pensado pelo provedor da SCMP conde Samodães, há mais de cem anos, o Museu da Misericórdia do Porto foi instalado no edifício da rua das Flores que foi sede da instituição a partir de meados do século XVI até 2013.

No discurso da inauguração do Museu, o atual provedor, António Tavares, destacou o facto de o museu contribuir "de um modo decisivo para afirmar o processo de reabilitação" do centro histórico do Porto.

Além do prémio de Museu Português do ano, da Associação Portuguesa da Museologia (APOM), o Museu da Misericórdia do Porto foi igualmente distinguido com o Prémio Aquisição, pela compra da pintura de Josefa de Óbidos, e com o Prémio de Melhor Sítio na Internet.

LZF (ACG)// MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.