Nova Comissão de Atletas Olímpicos quer facilitar início de futuras carreiras

| Desporto
Porto Canal / Agências
Redação, 15 out (Lusa) -- A recém-eleita Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) tem como prioridade para o atual mandato potenciar a carreira futura dos seus representados, através da implementação do Athlete Career Program (ACP), assumiu o seu presidente, João Neto. "Queremos dar continuidade ao trabalho feito pela anterior comissão, num sentido muito positivo. Destaco o programa ACP, cujo esboço está feito há algum tempo, mas ainda não foi posto em prática", disse à agência Lusa o judoca, novo presidente da CAO. Segundo João Neto, a ideia é "dar aos atletas olímpicos ferramentas para quando terminarem a carreira, com uma integração no mercado de trabalho mais fácil e com qualidade". "Primeiro, fazemos testes psicotécnicos para percebermos a sua área de maior aptidão. Depois, tentamos potenciá-la para quando entrarem no mercado de trabalho estarem preparados para os desafios. Auxiliaremos ainda essa entrada com estágios profissionais e esse tipo de coisas", completou. Enquanto prepara o projeto, João Neto suspira pela concretização e definição do projeto olímpico por parte da tutela, admitindo que toda a gente gostaria que "as coisas já estivessem a andar como deve ser". "Nas últimas diligências que temos feito, verificámos que há progressos significativos nessa área. Também comecei há apenas uma semana. As coisas estão no bom caminho e vão resolver-se em breve", confia. Ainda assim, assume que "o país vive em situação de emergência" e que, por isso mesmo, "os atletas também têm de ser sensíveis a esse facto". "Temos de trabalhar com o que temos. Não é o ideal, mas o possível para termos bons resultados. Teremos de racionalizar os recursos, potenciar ao máximo o que temos. Não vejo outra alternativa", vincou. Em termos de relações institucionais, recorda que serão mais facilitadas com o Comité Olímpico de Portugal (COP), "uma vez que a sede até é no mesmo edifício", e revelou a intenção de se aproximar da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude "se for sentida essa necessidade". Nos casos de conflitos entre atletas e federações/treinadores, assegura que o papel da CAO é "apelar ao bom senso e a que os interesses dos atletas sejam salvaguardados". "(Daqui a quatro anos) Queremos ser recordados por termos conseguido manter o bom trabalho das anteriores comissões e tentar acrescentar algo de novo, positivo, como o ACP iniciado pela direção antiga", concluiu. RBA // PA Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Golo madrugador nos sub-19 do FC Porto

O FC Porto colocou-se em vantagem no encontro frente ao Famalicão para o Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Gil Martins converteu a grande penalidade que inaugurou o marcador do miniestádio do Olival aos 7 minutos.

FC Porto: Regresso ao trabalho na terça-feira

O FC Porto regressa ao trabalho esta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.