Sindicato suspende greve no Metropolitano de Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) suspendeu hoje a paralisação convocada para terça-feira para o Metropolitano de Lisboa e substituiu-a por "um dia de luto", mas não retirou o pré-aviso de greve.

"Os trabalhadores decidiram suspender a luta de amanhã (terça-feira), transformando-a num dia de luto e remeter para a reunião do setor dos transportes, no dia 16, a nossa proposta de intensificar a luta pela via da greve", disse Anabela Carvalheira à Lusa.

No entanto, a sindicalista disse que não foi retirado o pré-aviso de greve, pelo que "quem quiser fazer greve, pode fazer".

Quem for trabalhar, deve "usar um símbolo negro durante o dia de trabalho".

Esta decisão surge na sequência de o Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social (CES) ter decretado serviços mínimos para a greve marcada para terça-feira e que, segundo o sindicato, obrigam muitos trabalhadores a prestarem serviço.

Segundo Anabela Carvalheira, está a impedir-se que "muitos trabalhadores exerçam o direito à greve".

"A jurisprudência sempre considerou que serviços mínimos põem em causa a segurança dos trabalhadores e dos passageiros e tiram o direito à greve. O Conselho foi contrário a esta jurisprudência", lamentou hoje de manhã a sindicalista, numa conferência de imprensa.

Os trabalhadores do Metro contestam os "cortes brutais dos salários, os aumentos brutais dos impostos, a degradação das condições de trabalho e das estações e a concessão da empresa a privados".

MCL // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.