Quercus apresenta providência cautelar para suspender Marés Vivas junto ao Douro

Quercus apresenta providência cautelar para suspender Marés Vivas junto ao Douro
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Quercus divulgou hoje ter apresentado uma providência cautelar para suspender a realização do festival Marés Vivas no novo espaço escolhido junto do Estuário do Rio Douro.

"A Quercus anuncia que, depois de ter intentado no Tribunal Administrativo uma providência cautelar contra a Câmara de Gaia, que tem por objeto a violação da lei por parte da autarquia ao autorizar e realizar obras de preparação para o festival em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), deu entrada de uma segunda providência cautelar [na instância central de Vila Nova de Gaia], esta intentada contra a empresa que organiza o festival, tendo como finalidade a suspensão da realização do evento naquele concreto local", refere em comunicado a associação ambientalista.

Em causa estão os "riscos de danos graves e dificilmente reparáveis a algumas das 225 espécies de aves e inúmeras outras de fauna e flora registadas na Reserva Natural local do Estuário do Douro, entre as quais estão espécies criticamente ameaçadas de extinção, protegidas pela legislação portuguesa e comunitária".

Contactadas pela Lusa, nem a empresa que organiza o festival, PEV, nem a Câmara de Gaia quiseram comentar.

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Segurança reforçada aos fins de semana no Jardim do Morro em Gaia

As autoridades aumentaram a vigilância no Jardim do Morro, perto da Ponte Luís I, em Gaia, principalmente aos fins de semana. A Polícia Municipal, os bombeiros e a PSP vão estar mais presentes no local para garantir a segurança dos visitantes.

Aurora boreal cobre de "magia" céus a Norte

Os céus de Portugal foram esta sexta-feira à noite 'contemplados' com auroras boreais, fenómeno associado a uma tempestade solar de rara intensidade que está a afetar a Terra.