Alto Minho: 410 mil euros para 'acabar' com as vespas asiáticas

Alto Minho: 410 mil euros para 'acabar' com as vespas asiáticas
| Norte
Porto Canal (AYS) com Lusa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho está envolvida num projeto em curso na região Norte com um investimento de 410 mil euros para o controlo e erradicação da vespa asiática. O Comunicado foi emitido esta sexta-feira.

O projeto é liderado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e foi aprovado no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Conforme apurado pela Lusa, Viana do Castelo é o concelho do Alto Minho com mais casos registados. A vespa asiática surgiu em Portugal em 2011 mas só em 2012 se registou um agravamento no número de aparições. Até agora, foram sinalizados 1,098 ninhos de vespa asiática, e 955 já foram destruídos.

Os ninhos são destruídos à noite quando as vespas já se encontram no interior das colmeias.

Outros objetivos do projeto é o estudo do impacto da vespa asiática sobre os ecossistemas e sobre os serviços de polinização que suportam, a análise do comportamento biológico da espécie nas áreas de disseminação que conduzam à definição de medidas preventivas e de combate à praga; e o desenvolvimento e teste de boas práticas de controlo e erradicação da espécie, a divulgação da problemática associada à introdução da espécie em Portugal e promoção de ações de sensibilização pública para os riscos associados.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.