Jovem resgatada com vida do mar em Matosinhos por equipa de salvamento da câmara

| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma jovem de 22 anos foi resgatada hoje com vida na praia da Meia Laranja, em Leça da Palmeira, pela equipa do Sistema de Salvamento Balnear da Câmara de Matosinhos, depois de ter ficado em "sérias dificuldades", anunciou a autarquia.

O incidente, que aconteceu às 11:00, deveu-se às "fortes correntes que se faziam sentir", impedindo a jovem de regressar a terra, salientou a câmara na sua página oficial.

A vítima foi resgatada ainda consciente e assistida no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos Bombeiros de Matosinhos-Leça, não precisando de tratamento hospitalar, referiu.

O alerta foi dado por populares que se encontravam no local, acrescentou.

"A Proteção Civil de Matosinhos alerta que, apesar do calor que se tem feito sentir, o mar apresenta ainda características que não são as de verão com correntes e ondulação fortes, pelo que os cuidados na aproximação ao mar devem ser redobrados", salientou.

Desta forma, a Proteção Civil aconselhou as pessoas a evitarem tomar banho em praias que não conhecem e a procurar aquelas onde estão as equipas de salvamento balnear.

"Uma vez que a época balnear ainda não começou, nesta fase só a equipa do Sistema de Salvamento Balnear e a estação Salva vidas de Leixões prestam apoio às praias", explicou.

A Câmara de Matosinhos implementou o Sistema de Salvamento Balnear no verão de 2008 como resposta à "grande afluência" às praias do concelho durante todo o ano.

O Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos possui uma equipa de nadadores-salvadores com formação profissional complementar que dá assistência nas praias concessionadas e não concessionadas durante o ano inteiro.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.