Protesto dos taxistas 'promete' parar o Porto

Protesto dos taxistas 'promete' parar o Porto
| Norte
Porto Canal (MYG)

Cerca de 6.500 taxistas são esperados esta sexta-feira na manifestação nacional contra a atividade da Uber em Portugal, que será traduzida em marchas lentas pelas cidades de Lisboa, Porto e Faro.

Os táxis reivindicam estar a perder mercado para um serviço que consideram desleal e ilegal e acusam o Governo de fazer pouco para fiscalizar essas ilegalidades.

No Porto, segundo a Agência Lusa, são esperados dois mil carros na concentração, que se inicia pelas 9h junto ao Castelo do Queijo e irá terminar na Câmara Municipal, onde os manifestantes serão recebidos pelo presidente Rui Moreira.

As associações dos taxistas apelam à população para se solidarizar na "luta contra a Uber" e afirmam que o serviço é ilegal porque não se "submete às regras legais que em Portugal disciplinam a atividade do transporte em táxi". A Uber defende, contudo, que todos os seus parceiros são licenciados e "devidamente escrutinados" e admite que a empresa pode começar a distribuir serviços para táxis em Lisboa e no Porto, à semelhança do que já faz noutras cidades estrangeiras.

As autoridades apelam para que os portugueses afetados por estas manifestações optem pelos transportes púbicos, uma vez que se prevê que o trânsito fique congestionado.

+ notícias: Norte

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Decorrem buscas por mulher de 71 anos desaparecida em Aguiar da Beira

Bombeiros e militares da GNR estão envolvidos nas operações de busca por uma mulher de 71 anos, desaparecida na periferia de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, disse à Lusa a Proteção Civil.

Bombeiros portugueses apoiam espanhóis no combate a um incêndio na Galiza

Os Bombeiros de Valença e de Vila Nova de Cerveira juntaram-se aos Bombeiros da Galiza no combate a um incêndio numa nave industrial em Tomiño, este sábado à tarde.